Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Inciti abre chamada para a publicação colaborativa Urtiga

Com a missão de incitar reflexões e expandir nossas possibilidades de ação na cidade, o Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), torna pública a chamada para propostas de conteúdo que poderão fazer parte da publicação colaborativa Urtiga, que será lançada online e terá como principal provocação: “Desenvolvimento Sustentável: Mito ou Realidade?”

O Recife integra uma rede de Cidades Sustentáveis, que usa 12 eixos temáticos, norteadores de diretrizes, indicadores e metas. Estes, por sua vez, estão conectados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pautam uma agenda a ser realizada até 2030. Mas desde que começou a se falar em sustentabilidade ligada ao desenvolvimento, na década de 70, as questões econômicas têm sido priorizadas sobre os temas humanos. “Não existe consenso, atualmente, sobre o conceito e as perspectivas do desenvolvimento sustentável. Precisamos discutir quais perspectivas vamos, como comunidade, como cidade, como país, privilegiar. Nós todos temos o papel de refletir e dialogar, especialmente com dados e evidências científicas”, explica Djair Falcão, coordenador de Engenharia do Inciti.

A ideia é lançar um compêndio transdisciplinar de reflexões sobre as cidades e reunir cientistas, comunicadores, educadores, artistas, ativistas, biólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, mestres da cultura popular, jovens e crianças, buscadores, fazedores e interessados em geral a colaborar através de diversas formas de expressão, como fotografias, ensaios, crônicas, artigos, entrevistas, poemas, resumos, rascunhos, ilustrações, entre outras. O período para envio das propostas vai até 24 de maio até as 23h59 (horário de Brasília) e já podem ser feitas pelo site.

URTIGA – A publicação tem como missão promover reflexões por meio de um processo coletivo de produção de conteúdo, incitando a criatividade, o olhar crítico e a liberdade de expressão. Para nortear um pouco os conteúdos, o Inciti sugere alguns temas: Acessibilidade; Agroecologia urbana, permacultura, bioconstrução; Iniciativas Comunitárias, participação popular; Economia Solidária, ecológica; Urbanismo Tático, mobiliário efêmero; arte urbana; Tecnologias sustentáveis; Aquecimento global e mudanças climáticas; Identidade, senso de pertencimento, expressões culturais; Gênero e empoderamento; Saúde pública; Gestão de espaços públicos; Mobilidade sustentável; e Fauna urbana.

Mais informações
Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades 
(81) 3037.6689
info@inciti.org