Artigo contemplado na Revista Estudos Universitários tem o DOI mais acessado em janeiro de 2024

O artigo “Os desafios de gênero e raça no ensino superior público: uma análise no Nordeste brasileiro”, de autoria de Saulo Cabral dos Santos (UFPE) e de Nayara Kelly de Melo Silva (UFPE), fez a Revista Estudos Universitários ter o DOI mais acessado dentre as revistas contempladas pelo Programa no mês de janeiro.

O artigo analisa os resultados das recentes mudanças no ensino superior público do Brasil, com o crescimento e a interiorização das universidades, juntamente com a inserção de ações afirmativas de ingresso. Os dados utilizados para a pesquisa foram coletados a partir de um estudo executado na UFPE.

O DOI é um código alfanumérico individual que serve de registro para qualquer tipo de arquivo digital, trabalhos científicos, revistas, livros, imagens e até músicas. Todas as pesquisas científicas que são publicadas na internet ou em revistas científicas eletrônicas recebem um código DOI e, a partir dele, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode consultar as informações bibliográficas do artigo e ter acesso ao texto completo, mesmo que se altere a URL do periódico ou do evento científico.

No Brasil, a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas que os pesquisadores registram no Currículo Lattes. Dessa maneira, a UFPE, por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE, concede o Digital Object Identifier (DOI) para as revistas do Portal de periódicos da UFPE.

O texto completo está disponível gratuitamente no site da revista.

Data da última modificação: 04/03/2024, 14:10