Informes Informes

19/04/2024 Colóquio (Presencial) Teorias de campos conformes e a gravitação - Andre Luiz Alves Lima (Departamento de Física – UFPE)

Prezados membros do DF,

Segue abaixo informações sobre o Colóquio (Presencial) que será apresentado nesta sexta-feira, dia 19/04/2024

Palestrante:

Andre Luiz Alves Lima

Departamento de Física – UFPE

Título:

Teorias de campos conformes e a gravitação

Resumo:

Uma visão geral sobre as teorias conformes e sua relação com a gravitação quântica. Teorias de campos conformes possuem uma simetria entre distâncias grandes e pequenas que faz com que a própria noção de distância se perca. Elas descrevem sistemas estatísticos próximos da criticalidade, a superfície das cordas varrendo o espaço-tempo na teoria de cordas, e são o holograma de certos espaços-tempos curvos através da dualidade AdS/CFT.

“Short bio”

Professor adjunto no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador em física teórica de altas energias, trabalhando em AdS/CFT, teorias de campos conformes, e gravitação e cosmologia. Bacharel (2010) em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre (2013) e Doutor (2017) em Física pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Local: Auditório do Departamento de Física / CCEN / UFPE

Horário: 16h00