Informes Informes

08/07/2022 Colóquio (WEBINAR) Isolantes Topológicos Amorfos – Caio Lewenkopf (Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense)

COLÓQUIO DE FÍSICA

WEBINAR (DF - UFPE)
08 de julho de 2022, sexta-feira às 16h

Endereço / Link do Webinar

Título:

Isolantes Topológicos Amorfos

Resumo:

Numerosos trabalhos recentes, tanto teóricos como experimentais, revelaram o importante papel da topologia nas propriedades eletrônicas de materiais. A partir de trabalhos pioneiros em efeito Hall quantizado inteiro, foi desenvolvida uma compreensão teórica sobre uma nova classe de materiais, os isolantes topológicos, com propriedades eletrônicas muito peculiares. A matéria topológica é usualmente caracterizada por invariantes topológicos, objetos matemáticos expressos em termos da estrutura de bandas e propriedades de simetria dos materiais. A pergunta natural que surge é se materiais não-cristalinos ou amorfos podem exibir propriedades topológicas. Muitos trabalhos teóricos, incluindo os nossos, indicam que sim. Nesse colóquio, vou apresentar uma breve revisão da teoria de isolantes topológicos e discutir as principais propriedades de proteção dos estados eletrônicos em sistemas bi- e tridimensionais. Em particular, farei uma análise da robustez dos estados de borda e de superfície e qual o impacto da desordem, comparando teoria e experimentos. Concluirei discutindo o comportamento de sistemas topológicos fortemente desordenados e amorfos, com foco em modelamento realista.

Palestrante:
Prof. Caio Lewenkopf (Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense)

Short bio:
Doutorou-se em Física pela Universidade de Heidelberg em 1991. Trabalhou em diversas instituições de ensino superior e pesquisa. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Possui formação em física teórica e desenvolve pesquisa em física da matéria condensada, principalmente em transporte eletrônico em sistemas de baixa dimensionalidade, isolantes topológicos e termodinâmica quântica. Tem atuado nos últimos anos junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF) em defesa da ciência nacional e na promoção da física brasileira.

Orientações:
1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

Data da última modificação: 06/07/2022, 15:36