Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 2 em 2024

“PALEOECOLOGIA ISOTÓPICA, CRONOLOGIA E ASPECTOS TAXONÔMICOS DE VERTEBRADOS FÓSSEIS PRESENTES EM DEPÓSITOS CÁRSTICOS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA, NORDESTE DA BAHIA”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 2 em 2024

 

Aluno(a): Johnson Sarmento de Oliveira Nascimento

 

Orientador(a): Dr. Édison Vicente Oliveira

 

Coorientador(a): Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva (UFAL) e Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (UFPE)

 

Título: “PALEOECOLOGIA ISOTÓPICA, CRONOLOGIA E ASPECTOS TAXONÔMICOS DE VERTEBRADOS FÓSSEIS PRESENTES EM DEPÓSITOS CÁRSTICOS NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA, NORDESTE DA BAHIA”

 

Data: 28/10/2024

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/oih-vqcj-wae

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (Coorientadora)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Ana Maria Ribeiro (Museu de Ciências Naturais do RS)

2.º Examinador(a): Dr.ª Carolina Saldanha Scherer (UFRB)

3.º Examinador(a): Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Dr. Kleberson de Oliveira Porpino (UERN)

5.º Examinador(a): Dr. Mário André Trindade Dantas (UFBA)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr.ª Luana Cardoso de Andrade (UFPE)

 

Resumo:

 

As cavidades subterrâneas naturais podem constituir um local ideal para a preservação do registro fóssil, nelas os restos orgânicos podem ficar protegidos dos fatores bióticos e abióticos, retardando a sua destruição antes do soterramento final. Entre as ocorrências de fósseis associados a cavidades naturais no Nordeste do Brasil, destaca-se a cidade de Paripiranga (Nordeste da Bahia), com grande riqueza paleontológica ainda pouco estudada. Na região de Paripiranga afloram rochas Neoproterozóicas da faixa de dobramento Sergipana, incluem: mármores, metarritmitos, metapelitos, em parte calcíferos, e metacherts subordinados da Formação Olhos D’Água do Grupo Vaza-Barris, Supergrupo Canudos. O presente estudo teve como objetivo realizar a interpretação paleoecológica e paleoambiental do registro paleontológico encontrado numa cavidade natural do Município de Paripiranga durante o Quaternário final. A caverna estudada é conhecida localmente como Furna do Cazuza, com entrada ampla e abundante aporte de sedimentos, além de uma grande quantidade de ocorrências de fósseis. Os espécimes coletados no presente estudo, se compõem por ostodermos de um indivíduo do Pampatheriidae Holmesina sp., abundante material ósseo de um indivídio de Megatheriidae do táxon Eremotherium laurillardi, e outro de um Mylodontidae do táxon Catonyx cuvieri. Foram realizadas datações por AMS 14C com um range de 36.6 a 7.6kyrs cal BP, intimamente correlacionados com a megafauna do Pleistoceno-Holoceno, e análises isotópicas para as diferentes espécies, sugerindo que esses taxa viviam um habitat transicional entre florestas de baixa densidade e zonas transicionais de savana arbórea a aberta (d13C = -13,13‰ a 6,81‰). Por fim foram levantadas informações do patrimônio paleontológico e espélico na região, e propostas estratégias para sua preservação.

 

Palavras-chave: Megafauna, datação AMS 13C; Isótopos de d13C e d18O; Pleistoceno Reconstituição Paleoambiental