Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 16 em 2023

“ESTUDO DE FÁCIES (LITOFÁCIES E ARQUITETURA DEPOSICIONAL) DA FORMAÇÃO TACARATU NA REGIÃO DA VILA DO CATIMBAU (PE), BACIA DO JATOBÁ”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 16 em 2023

 

Aluno(a): Fernando Caetano de Lima Filho

 

Orientador(a): Dr. Gelson Luís Fambrini

 

Coorientador(a): -

 

Título: “ESTUDO DE FÁCIES (LITOFÁCIES E ARQUITETURA DEPOSICIONAL) DA FORMAÇÃO TACARATU NA REGIÃO DA VILA DO CATIMBAU (PE), BACIA DO JATOBÁ”

 

Data: 27/11/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/ezn-sdrc-woa

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr. Gelson Luís Fambrini (Orientador)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Felipe Torres Figueiredo (UFS)

2.º Examinador(a): Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/CTG/UFPE)

3.º Examinador(a): Dr. Wellington Ferreira da Silva Filho (UFC)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Dr. Renato Rodriguez Cabral Ramos (UFRJ)

 

Resumo:

 

Esta dissertação teve como objetivo principal a análise sedimentológica/estatrigráfica de sistemas fluviais da Formação Tacaratu na Bacia do Jatobá. Em campo, foram coletadas 11 (onze) amostras para confecção de 6 (seis) lâminas petrográficas, sendo todas vindas de afloramentos nas proximidades da Vila do Catimbau, município de Buíque-PE. Todas as amostras coletadas em campo são de arenitos. O estudo de campo mostrou que a maioria dos afloramentos correspondem a arenitos finos a médios, mal selecionados, com grãos subangulosos a subarredondados; e conglomerados finos a médios em menor ocorrência. Litofácies areníticas ocorrem em predominância. As litofácies congloméráticas ocorrem em menor número, por vezes intercalando num nível centimétrico a métrico com as litofácies areníticas. A identificação de 4 (quatro) associações de fácies e suas respectivas feições e estruturas apontam de maneira geral para um ambiente de deposição fluvial entrelaçado. A identificação de 6 (seis) elementos arquitetônicos permitiu caracterizar porções proximais e distais de sistemas de leques aluviais; porções mediano-distais a distais de sistemas fluviais entrelaçados de alta energia; como também formação de barras a partir da migração de formas de leito de canal a jusante, ou ao topo de barras formadas por fluxos em lençol de depósitos de crevasse splays. Ao microscópio petrográfico, todos os arenitos são subarcóseos, moderadamente selecionados a mal selecionados, com textura laminada e compacta, grãos majoritariamente subarredondados a subangulosos, empacotamento fechado, com cimento majoritariamente silicático. A proveniência das rochas da Formação Tacaratu corresponde ao ambiente tectônico de um cráton estável. As características mineralógicas da Formação Tacaratu indicam uma fonte sedimentar de rochas metamórficas de alto teor e rochas ígneas do Terreno Pernambuco-Alagoas e Cráton São Francisco.

 

Palavras-chave: Fácies; Análise estratigráfica; Formação Tacaratu; Bacia do Jatobá