Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2023

“AVALIAÇÃO TAFONÔMICA DE CONCHOSTRÁCEOS (SPINICAUDATA) E INVERTEBRADOS FÓSSEIS ASSOCIADOS DA PORÇÃO SUPERIOR DA FORMAÇÃO CRATO, CRETÁCEO INFERIOR DA BACIA DO ARARIPE: implicações geobiológicas e paleoambientais”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2023

 

Aluno(a): Alzira de Lucena Correia Leite Neta

 

Orientador(a): Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (UFPE)

 

Título: “AVALIAÇÃO TAFONÔMICA DE CONCHOSTRÁCEOS (SPINICAUDATA) E INVERTEBRADOS FÓSSEIS ASSOCIADOS DA PORÇÃO SUPERIOR DA FORMAÇÃO CRATO, CRETÁCEO INFERIOR DA BACIA DO ARARIPE: implicações geobiológicas e paleoambientais”

 

Data: 27/10/2023

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet: https://meet.google.com/dbe-kgbt-mkx

 

Banca Examinadora:

 

Presidente:

 

Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (Coorientadora)

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Dr. Bernardo de Campos Pimenta e Marques Peixoto (UNESP)

2.º Examinador(a): Dr.ª Priscilla Albuquerque Pereira (UFRPE)

3.º Examinador(a): Dr. Renato Pirani Ghilardi (UNESP)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Dr.ª Ludmila Alves Cadeira do Prado (URCA)

2.º Examinador(a): Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/CTG/UFPE)

 

Resumo:

 

A Formação Crato do Cretáceo Inferior da Bacia Sedimentar do Araripe, tem um registro fóssil caracterizado pela abundância e diversidade de táxons e pela sua excelente preservação. Seu registro é conhecido mundialmente, e seus fósseis estão principalmente preservados em calcários laminados. Porém, outras litologias como siltitos e argilitos, também estão representadas nesta unidade, e são igualmente fossilíferos, onde podem ser encontrados diversos espécimes de macroinvertebrados e vegetais, que foram pouco estudados até o momento. O presente trabalho, foi realizado com fósseis coletados em duas localidades: Pedreira Três Irmãos, Município de nova Olinda-CE e Rio da Batateira no Município de Crato-CE. Ambas as localidades têm ocorrências de siltitos e argilitos fossilíferos, com predominância de macroinvertebrados como bivalves e conchostráceos. O objetivo desta dissertação foi analisar os processos diagenéticos que permearam a fossilização de Conchostráceos (Spinicaudata) e Bivalves da Formação Crato além de estudos morfofuncionais objetivando a reconstrução do hábito de vida desses invertebrados para discussão de aspectos paleoecológicos. Foram realizadas análises morfológicas e químicas detalhadas dos espécimes estudados por meio de diversas técnicas como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) com Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS) e micro Espectroscopia Raman para inferencias fossildiagenéticas. Com isso, foi possível discutir sistematicamente a posição de algumas espécies de Spinicaudata, sendo identificado um terceiro padrão ornamental para as linhas de crescimento da espécie Martinsestheria codoenses, já descrita para a Formação Crato, além da presença de um padrão ornamental distinto para Cyzicus sp., não descrito na literatura até a presente data. Dessa forma, novas análises taxonômicas e padrões de preservação inéditos foram descritos para os espécimes de Spinicaudata. Além do reconhecimento de características deposicionais para as camadas de ocorrência dos fósseis e a diversidade de processos de preservação dos mesmos.

 

Palavras-chave: Spinicaudata; Bivalves; Formação; Crato; Cretáceo; Tafonomia; Geoquímica