Intervenções Artísticas “Balançar em Dois” e “Bordar, Vestir e Intervir” ocorrem nesta sexta (22)

Evento será realizado, das 14h às 17h, na Praça do Derby

As intervenções artísticas em espaços públicos “Balançar em Dois” e “Bordar, Vestir e Intervir” ocorrem nesta sexta-feira (22), das 14h às 17h, na Praça do Derby, no Recife. O evento, gratuito, é promovido pelo Departamento de Artes da UFPE, coordenado pela professora Luciana Borre, e pelo Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais. Este último é vinculado ao Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A ação “Balançar em Dois” envolve a instalação de um balanço de tecido em espaços públicos e práticas performáticas junto aos transeuntes e estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais. Esta intervenção artística pretende gerar discussões sobre a ocupação dos espaços públicos com ações que se contrapõem à lógica capitalista da produção e consumo. Destaca o lazer, o ócio e a diversão como ações esquecidas ou negligenciadas no cotidiano. A “Balançar em Dois” propõe a aproximação e o olhar cuidadoso para com o próximo, pois a estrutura só funciona tecnicamente se usufruída por duas pessoas que brincam simultaneamente. Desse modo, busca refletir sobre a seguinte questão: como o movimento do meu corpo afeta e é afetado pelo outro?

Enquanto isso, a ação “Bordar, Vestir e Intervir” pretende potencializar as relações interpessoais por meio da técnica do bordado e será conduzida pelos estudantes de Artes Visuais e Extensionistas. Os materiais serão fornecidos pelo grupo. A intervenção artística pretende refletir sobre os seguintes questionamentos: Quais pontos do bordado podemos trocar com quem passa ou frequenta a Praça do Derby? Quais memórias individuais, familiares e coletivas o bordado pode gerar?

Ambas as ações são fomentadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Data da última modificação: 20/09/2023, 13:21