Destaques Destaques

UFPE realiza reunião ampliada com diretórios acadêmicos

Encontro foi realizado de forma on-line e abordou temas como o orçamento destinado à assistência estudantil e a descentralização do RU

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria Para Assuntos Estudantis (Proaes), realizou reunião on-line na tarde desta quinta-feira (11) com representantes dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de graduação dos três campi da instituição. O encontro virtual falou sobre os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para o ano de 2020, o auxílio emergencial Covid-19, o compromisso social da atual gestão com os estudantes e o projeto de descentralização e expansão do Restaurante Universitário (RU).

A reunião foi liderada pelo pró-reitor para Assuntos Estudantis da UFPE, Fernando Nascimento, que iniciou falando sobre os números da PNAES nos anos de 2019 e 2020. Conforme apresentou Fernando, os recursos tiveram uma redução este ano de R$ 1.272.595,00 em comparação ao ano passado. Mesmo assim, conforme reforçou o pró-reitor, não houve redução na quantidade de bolsas pagas pela UFPE.

Além de não ter havido redução no volume de bolsas, a Universidade ainda promoveu a implantação de novos auxílios, ainda em abril, por meio da bolsa emergencial Covid-19. Atualmente, 2.195 estudantes estão sendo beneficiados pelo recurso extra, o que tem representado um volume mensal de R$ 601.430,00 para a Universidade.

Sobre o outro ponto em discussão, o projeto de assistência estudantil e compromisso social neste momento de pandemia de Covid-19, Fernando explicou que a ação está sendo trabalhada em duas frentes. Uma delas, a partir do diagnóstico da situação dos estudantes durante o período de isolamento social provocado pelo novo coronavírus, que será realizado a partir da aplicação de questionários. A outra, por meio da captação de doações que serão revertidas para os estudantes: “Existe uma conta na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) para as pessoas físicas e jurídicas realizem doações que vão ser revertidas para que os estudantes possam enfrentar essa situação de calamidade”. A pró-reitoria também está arrecadando alimentos, junto a empresas e organizações não governamentais (ONGs), para poder atender os estudantes.

O último ponto apresentado por Fernando envolveu o projeto de descentralização e expansão do Restaurante Universitário da UFPE. “Estamos adaptando o RU do Campus Recife e tirando os equipamentos para que a nova empresa possa trazer os equipamentos dela. A UFPE tomou essa decisão para que seja possível cobrar e garantir uma maior qualidade na produção de alimentos para os estudantes do Recife”, afirmou Fernando, que falou ainda sobre o projeto de implantação do RU no prédio da Sudene, já em andamento. “Estamos no processo de estudos dos cenários de recursos e discutindo também o projeto do restaurante universitário do Centro Acadêmico de Vitória”, disse Fernando. O pró-reitor afirmou ainda que a Proaes já vem trabalhando no cenário pós-pandemia, envolvendo desde a assistência estudantil, como a questão dos editais e serviços, à infraestrutura das casas dos estudantes e do Restaurante Universitário.

Esta foi a segunda reunião ampliada da Pró-Reitoria Para Assuntos Estudantis com os Diretórios Acadêmicos da Universidade. A primeira foi realizada em fevereiro. Os encontros, que seriam mensais, foram temporariamente suspensos devido à pandemia no novo coronavírus. A reunião desta quinta-feira (11) contou ainda com a participação de representante do Movimento Nacional das Casas dos Estudantes, UNE e DCE. Pela Proaes, participaram o diretor de Esportes e Lazer, Alexandre Viana; a diretora de Assistência Estudantil, Isadora Serrano; a diretora de Alimentação e Nutrição, Karina Correia; e Saymmon Santos, responsável pelo setor de Comunicação da Pró-Reitoria.

Data da última modificação: 24/08/2020, 12:20