Destaques Destaques

UFPE divulga novidades do serviço de testagem institucional para covid-19

Não é mais necessário agendamento prévio, e familiares em situação intradomiciliar poderão ser atendidos

O Serviço de Triagem Covid-19 da UFPE está com nova forma de atendimento. A partir de agora, conforme anunciado pelo Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG), não é mais necessário fazer agendamento prévio. Basta preencher o formulário eletrônico para atendimento e procurar o serviço nos dias e horários disponibilizados nos campi Recife, Caruaru e Vitória (confira ao final do texto).

O serviço é voltado a servidores (professores e técnicos administrativos) e estudantes da UFPE em atividade institucional, com sintomas de covid-19 ou em decorrência de contato próximo direto com pessoa acometida pelo vírus SARS-CoV-2. Funcionários terceirizados, estagiários na Universidade e funcionários do Hospital das Clínicas (HC) também são abrangidos pelo serviço.

A coleta de material, quando recomendada, será realizada por meio de swab nasal ou nasofaríngeo para testagem molecular com a técnica de RT-PCR. O resultado será fornecido em conformidade com a disponibilidade do serviço. De maneira geral, os resultados são gerados em até 48 horas, salvo exceções como fim de semana e feriados, entre outras ocorrências da dinâmica laboratorial.

Os solicitantes deverão acompanhar o endereço eletrônico (e-mail) informado no formulário eletrônico para recebimento de resultado. O resultado estará devidamente registrado para acesso a autoridades de saúde em nível governamental.

Na ocasião do comparecimento ao serviço, todos devem portar documento de identidade com foto e comprovante de vínculo com a UFPE. Para casos suspeitos com sinais/sintomas sugestivos de gravidade para a covid-19, recomenda-se a imediata procura de serviços de emergência/urgência da rede de saúde.

FAMILIARES – No caso de familiares em situação intradomiciliar (ou pessoas em situação intradomiciliar) de comunitários da UFPE acometidos com a covid-19, é possível manifestar interesse a respeito de testagem para pessoas que compartilham moradia. A solicitação deve ser feita pelo e-mail agendamentotriagemcovid@gmail.com. O serviço está disponível para familiares (ou pessoas em situação intradomiciliar) maiores de 18 anos, sendo necessário enviar, no contato por e-mail, as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, CPF e cartão do SUS (caso possuam).

A testagem também será realizada mediante a técnica de RT-PCR, abrangendo até o 8º dia do recebimento do resultado do comunitário da UFPE acometido pela covid-19. Neste caso, não é necessário preencher o formulário eletrônico, apenas a comunicação por e-mail e verificar o critério de idade.

NUPIT SG – Com apoio da gestão central da UFPE, o Nupit SG tem atuado como laboratório de campanha na testagem para a detecção da covid-19, desde o dia 26 de maio de 2020, já tendo realizado mais de 120 mil testes do tipo RT-PCR para os municípios pernambucanos. Desde julho de 2020, o Nupit SG iniciou a testagem da comunidade interna, com destaque para o suporte às Casas do Estudante Universitário e ao Hospital das Clínicas.

A professora Maira Pitta, pesquisadora do Nupit SG, explica que o laboratório de campanha da UFPE integra a estratégia em caráter nacional junto à Finep e ao MCTI, envolvendo diagnóstico de covid-19, com desafios também de vigilância genômica viral para identificação de variantes. Ela destaca a importância dessa atuação, promovendo formação de profissionais, avanços em saúde e também contribuindo no acesso populacional a testes-diagnósticos. Ainda segundo ela, no enfrentamento da pandemia, a UFPE destacou-se em número de testes realizados por universidade, além de contribuir no diagnóstico viral no estado de Pernambuco.

Confira o funcionamento do Serviço de Triagem Covid-19 na UFPE (exceto feriados)

Campus Recife
Dias: segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira
Local: Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG)