Destaques Destaques

Voltar

Psiquiatra do HC fala sobre hábitos recorrentes de higiene e TOC nesta pandemia

Este vídeo faz parte de uma ação da Unidade de Atenção Psicossocial do HC envolvendo temas de saúde mental

Os hábitos de higiene ficaram mais recorrentes por causa do contexto social provocado pela prevenção à Covid-19 e isso tem gerado apreensão na maioria das pessoas. Há o receio de que o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) seja desenvolvido. O professor Leonardo Machado, da UFPE, e preceptor de Psiquiatria do HC, fala sobre isso em vídeo e garante que a maioria das pessoas não vai ter TOC. Logo, continue lavando as mãos e higienizando os objetos que manuseia com frequência e sempre que necessário.

Foto: Reprodução do YouTube

Leonardo Machado é docente da UFPE e psiquiatra do hospital

“Apenas uma pequena minoria, que já tem a vulnerabilidade genética, vai desenvolver TOC. Estudos mostram que um terço das pessoas que tiveram Covid podem desenvolver algum diagnóstico psiquiátrico, basicamente, com transtorno do estresse pós-traumático, depressão e transtornos de ansiedade”, explica ele.

Este vídeo faz parte de uma ação da Unidade de Atenção Psicossocial do HC que, semanalmente, responde a perguntas de internautas relacionadas à manutenção da saúde mental em tempos de pandemia. Quem tem alguma dúvida sobre saúde mental pode enviar sua pergunta para comunicacao.hc.ufpe@ebserh.gov.br ou via direct no perfil do HC no Instagram www.instagram.com/hc.ufpe que os especialistas do hospital irão responder.

Data da última modificação: 16/06/2020, 17:15