Inscrições abertas para o minicurso do NUDOC “Antonio Callado e os romances sobre a Ditadura pós-64”

Nos dias 30 e 31 de março de 2023, o Nudoc promoverá um minicurso sobre "Antonio Callado e os romances sobre a ditadura pós-64", que será ministrado pelo professor Romero Venâncio (UFS), das 14 às 17 horas, na sala de vídeo do 11° andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (Nudoc-UFPE) realiza, nos dias 30 e 31 de março, das 14h às 17h, o Minicurso "Antonio Callado e os romances sobre a Ditadura pós-64", ministrado pelo Professor Doutor Romero Venâncio, do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Filosofia e Interdisciplinar em Cinema (PPGECINE) na mesma instituição. A obra do jornalista retrata a atuação de camponeses, religiosos, indígenas, militantes, dentre outros, no contexto prévio ao golpe de 1964, e sob o governo ditatorial que se ergueu na sequência. A atividade acontecerá na Sala de Vídeo do 11º andar do CFCH.

As obras analisadas serão:  Quarup (1967); Bar Don Juan (1971); Reflexos do baile (1976); Sempreviva (1981). Como leitura prévia, são indicados os textos: “Literatura e Repressão pós-64 - O Romance de Antônio Callado”, de Arturo Gouveia, “Notas Sobre a Literatura e Ditadura No Brasil”, de José Carlos Freire, “Antonio Callado e os longes da pátria”, de Ligia Chiappini, e “O espaço da dor: o Regime de 64 no romance brasileiro”, de Regine Dacastalgnè. Além disso, recomenda-se dois documentários: “A paixão segundo Callado” (2007), do diretor José Joffly, e “Callado” (2016), da diretora Emília Silveira.

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia da realização do evento. Link: https://forms.gle/PiqZzMzxZMAobetE7

Os inscritos receberão declarações de participação, emitida pelo NUDOC, equivalentes a 6 horas, conforme a participação na formação.

30 de março, quinta-feira:

- Antonio Callado. Algumas notas biográficas

- As relações entre história, jornalismo e ficção em Callado ou uma ideia de “romance empenhado”

- Quarup (1967). Formação e (de)formação do personagem e do país.

31 de março, sexta-feira:

Sobre a trilogia da na ditadura

- Bar Don Juan (1971)

- Reflexos do baile (1976)

- Sempreviva (1981)

BIBLIOGRAFIA:

CALLADO, Antonio. Bar Don Juan. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1982

CALLADO, Antonio. Quarup. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CALLADO, Antonio. Reflexos do baile. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

CALLADO, Antonio. Sempreviva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

CALLADO, Antônio. Tempo de Arraes: A revolução sem violência. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

CHIAPPINI, Ligia. Antonio Callado e os Longes da Pátria. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

DACASTALGNÈ, Regine. O Espaço da Dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

FREIRE, José Carlos. Notas Sobre a Literatura e a Ditadura no Brasil. Porto Alegre: Editora Fi, 2022.

GOUVEIA, Arturo. Literatura e repressão pós-64: o romance de Antonio Callado. João Pessoa: Ideia editora, 2006.

DOCUMENTÁRIOS:

A paixão segundo Callado. Dir. José Joffly, 2007.

Callado. Dir. Emília Silveira, 2016.

Mais informações: https://www.instagram.com/nudoc.ufpe/ | contato.nudoc@ufpe.br