Destaques Destaques

Voltar

Opinião Pernambuco recebe hoje (25) as Sambadeiras e o Urso Cangaçá de Água Fria

Programa é exibido a partir das 18h, na Rádio Universitária FM 99,9

O Opinião Pernambuco segue com a série, No Ritmo do Carnaval, hoje (25). Ao longo deste mês, o programa recebe diversas agremiações do Carnaval pernambucano. Na edição de hoje, o Opinião, apresentado por Ariana Pacheco, recebe as Sambadeiras e o Urso Cangaçá de Água Fria. Primeira bateria feminina de samba de Olinda, as Sambadeiras, grupo criado em 2008, mostram pluralidade e igualdade de gênero através de empoderamento, sororidade e música. O Urso Cangaçá de Água Fria, por sua vez, é um dos principais representantes pernambucanos de uma tradição trazida para o país por imigrantes italianos. A manifestação é oriunda das feiras da Idade Média, nas quais um urso era levado para embates que atraíam público. É a partir das 18h, na Rádio Universitária FM 99,9. 

Amanhã (26), o Opinião, apresentado por Josimar Parahyba, recebe a Troça Pitombeira dos Quatro Cantos e o Maracatu Nação Pernambuco. O ano era 1947. Ao longo da folia de carnaval, um grupo de garotos, que morava nos bairros do Amparo e Quatro Cantos, decide sair às ruas sem camisa, carregando galhos com pitombas e compondo músicas. Assim, desse modo, nascia a Pitombeira dos Quatro Cantos. Já o Maracatu Nação Pernambuco foi fundado, em dezembro de 1989, por Bernardino José, então dançarino do Balé Popular do Recife, que convidou Amélia Veloso, também dançarina do Balé Popular, para cantar e coreografar. Em 1992, criaram “Batuque da Nação”, contando a história do maracatu no Estado. O espetáculo tinha músicas de Bernardino e poesias de Solano Trindade.

É possível também ouvir o Opinião pelo streaming da Rádio Paulo Freire. O programa é exibido ainda pelo YouTube da TVU, por onde é possível enviar perguntas, ao longo da transmissão, via chat. O WhatsApp do Opinião é o (81) 3879.5454.

Data da última modificação: 25/01/2024, 16:43