Informes Informes

Comunicado oficial da Diretoria do Campus do Agreste da UFPE

A gestão de um campus precisa permanentemente tomar decisões que levem em consideração o atendimento à melhoria das condições dos alunos e servidores e às infraestruturas da Universidade

À Comunidade Acadêmica do Campus do Agreste - UFPE

A gestão de um campus precisa permanentemente tomar decisões que levem em consideração o atendimento à melhoria das condições dos alunos e servidores e às infraestruturas da Universidade. Entender a fundo os contextos interno e externo e definir as prioridades para ampliar o atendimento aos estudantes que estão em situação de vulnerabilidade no Campus do Agreste é responsabilidade dos que fazem a gestão de uma instituição de ensino. Receber o recurso para a abertura do Restaurante Universitário do CAA foi uma decisão determinante para a longevidade do nosso campus e para manutenção dos estudantes no ensino superior.

Desde o início da nossa gestão, em outubro/2015, buscamos todos os caminhos para viabilizar a abertura do Restaurante Universitário, dada sua importância para nossa comunidade acadêmica, inclusive com reuniões periódicas com os diretórios acadêmicos do CAA, porém enfrentamos mudanças no contexto da educação universitária brasileira com agravamento pela forte crise econômica que afeta o país e não conseguimos concretizar o objetivo antes.

Em tratativas com o Ministério da Educação, a UFPE conseguiu a liberação do recurso para a abertura do R.U do Campus do Agreste para contemplar 1.500 refeições diárias e gratuitas em Caruaru e manutenção da oferta de refeições para o R.U do Campus Recife no montante de 7 milhões de reais, beneficiando, assim, milhares de estudantes.

Seria total irresponsabilidade não receber este recurso financeiro que é direito dos nossos estudantes. Seria total irresponsabilidade devolver um recurso que tem o condão de assegurar a permanência de nossos estudantes na universidade. Temos o dever de garantir o bom funcionamento do nosso campus.

Sabemos que a operação deficitária de um campus prejudica a toda instituição. Nossa gestão se comprometeu em minimizar cada problema, lutando exaustivamente para que cada estudante alcance seu sonho, através da educação, e isso vem sendo feito com muita atenção a cada detalhe.

Ressaltamos, ainda, que prezamos pelo respeito à democracia assegurado o direito à livre manifestação como preceito constitucional, desde que seja baseado no diálogo, como sempre fizemos e faremos, convidando toda a comunidade para cada evento e solenidade que nos cabe realizar, inclusive com a participação dos servidores terceirizados.

Insta ressaltar que o Ministro da Educação veio ao Campus do Agreste no último sábado(10) para a liberação do recurso em comento e para a inauguração do viário interno, no entanto a solenidade foi de inteira competência do cerimonial e segurança oficial do MEC, inclusive o protocolo, convite, divulgação na mídia e organização geral do evento, sob a alegação de que era uma solenidade realizada diretamente pelo Ministério da Educação com os protocolos oficiais pertinentes, aos quais não nos permitiram intervir.

Enfatizamos ainda que alertamos ao cerimonial ministerial e informamos que sempre convidamos toda a comunidade, sem exceção, para nossos eventos e encaminhamos a lista que sempre utilizamos e que contempla a todos e todas naquela oportunidade, mas a decisão final foi do cerimonial do MEC baseado nos protocolos oficiais e normativas que regem esse tipo de evento.

Por fim, reiteramos que o CAA é nosso compromisso e que estamos no caminho certo para buscar as melhores alternativas em prol da qualidade no ensino e confiabilidade da instituição perante toda nossa comunidade acadêmica, sempre objetivando um tratamento mais sensível e humanizado e garantindo as mesmas oportunidades para todos.

Cordialmente,

A Direção do Campus do Agreste