Curso de Jornalismo da UFPE é um dos vencedores do 14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog

A premiação será em 24 de outubro, em São Paulo.

O curso de Jornalismo da UFPE é um dos vencedores do 14º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. A pauta “Da lama ao caos: a dor que não tem nome – mas tem cor – e a tragédia anunciada das mudanças climáticas em Pernambuco”, desenvolvida pelos estudantes Carina Barros Lins, Gabriela da Silva de Andrade e Paulo Leandro Mota do Nascimento, com orientação da professora Adriana Santana, é uma das quatro vencedoras desta edição do prêmio, um dos mais importantes do país. A premiação será em 24 de outubro, em São Paulo.

Desta vez, o tema escolhido para o concurso foi “Os gritos que o mundo dá e que o Jornalismo precisa ouvir”. O Instituto Vladimir Herzog incentivou “o recebimento de pautas que traduzam as necessidades e as esperanças de um país assolado por emergências sanitárias, desastres ambientais, ataques à democracia e seus valores, desinformação, violência, desigualdades, fome. Ataques frequentes aos Direitos Humanos por forças políticas conservadoras e esgarçamento do tecido social do país acabam por delinear o momento histórico e político em que vivemos e o papel que nos cabe na construção do futuro”.

A equipe contará com apoio financeiro para produzir um documentário, sob a orientação da docente e de um jornalista-mentor ou uma jornalista-mentora indicados pelo Instituto Vladimir Herzog.

Integram o projeto do prêmio Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Oboré Projetos Especiais, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Periferia em Movimento e o nosso patrocinador, o Google News Initiative.

Data da última modificação: 15/07/2022, 09:19