Notícias Notícias

Voltar

Painel honra 50 anos de história do Centro de Informática da UFPE

Ocasião trouxe a pluralidade de vozes que fazem parte da Comunidade CIn

O Centro de Informática (CIn) da UFPE promoveu, na sexta-feira (15), o painel “100 Anos de CIn-UFPE: Celebrando o Passado, Projetando o Futuro”. O momento contou com a participação de cerca de 100 pessoas presencialmente, que fizeram e fazem parte da história do centro, e foi realizado no anfiteatro do bloco A. O momento foi transmitido on-line e pode ser acessado na íntegra no canal do YouTube do CIn, assim como o conteúdo apresentado disponível aqui. 

O evento reuniu uma seleção diversificada de vozes da comunidade CIn. São elas: Vitória Pinheiro, aluna de Engenharia da Computação; Ione Torres, servidora; Paulo Cunha, professor; Paulo Freitas, professor; Ismar Kaufman, profissional do ecossistema de TI e o alumni CIn e Cláudio Marinho, ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e fundador do Porto Digital. Cada participante trouxe a sua perspectiva, refletindo a respeito dos momentos decisivos, das inovações e dos desafios que moldaram o DNA do CIn, assim como as aspirações e visões que têm para os próximos 50 anos.

Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o programa acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Data da última modificação: 19/03/2024, 16:10

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).