Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Propesqi divulga resultado preliminar do edital Pibic e Pibic-AF 2022-2023

Serão concedidas 603 bolsas Pibic/CNPq e mais 200 bolsas Pibic/Propesqi

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) publicou hoje (22) na página da Iniciação Científica o resultado preliminar do Edital Propesqi nº 02/2022 referente à Edição 2022/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF). Ao todo, foram encaminhados 1.112 projetos para esta edição, sendo que 94,4% desse total foram aprovados. Das propostas aprovadas, a Coordenadoria Geral de Programas de Iniciação Científica recomendou, preliminarmente, a concessão de 603 bolsas Pibic junto ao CNPq; e mais 220 bolsas com recursos da Propesqi/UFPE, o que representa um total de 76% dos projetos aprovados contemplados com bolsa.

Com incentivo de 56 bolsas para Ações Afirmativas, a UFPE amplia este ano o acesso e integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica. Destas 56 bolsas, uma fração de bolsas foi fomentada através de emenda parlamentar estadual e visa ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas (especificamente população transgênera e afrodescendente) às atividades relacionadas ao desenvolvimento de um projeto científico, sob orientação de docente ou pesquisador que tenha título de doutor, da UFPE. Após o resultado final ser publicado, os estudantes e seus orientadores receberão instruções relacionadas à implementação de suas bolsas.

FACEPE – Este ano, pesquisadores da UFPE dos três campi também conseguiram aprovar um total de 214 bolsas de Iniciação Científica na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), um total de 42,6% do total de bolsas desta agência, demonstrando a grande capacidade de pesquisa da instituição.

CRESCIMENTO – O Programa Pibic vem se mantendo firme e atuante no propósito de incentivar o início da vida científica de estudantes de graduação e se observa que, desde sua implementação em 1991, vem crescendo a demanda anual do programa. Este crescimento reflete o aumento dos docentes, a implantação de novos cursos de graduação, a formalização de novos campi e o aumento do número de estudantes que ingressam nos três campi da UFPE.

O incentivo da UFPE no Programa Pibic apresenta-se através do programa institucional (com fomento tanto do CNPq quanto da UFPE), mas também através do incentivo da UFPE através de sua Diretoria de Pesquisa, proporcionando editais adicionais de fomento a pesquisas, garantindo, em muitos casos, um investimento mínimo necessário para execução dos projetos propostos, os quais possuem participação efetiva e envolvimento amplo dos discentes de iniciação científica nos referidos projetos.

Data da última modificação: 23/08/2022, 11:54