Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE define datas da última submissão de livros para autores que desejem publicar antes do término do quadriênio da Capes (2021-2024)

Período vai de 16 de novembro a 7 de dezembro deste ano

A Editora UFPE já definiu o prazo da sua última janela de submissões de 2023. O período de recebimento de originais será iniciado em 16 de novembro e encerrado em 7 de dezembro. Essas datas têm especial significado para a comunidade de professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação da UFPE, porque correspondem à última oportunidade do ano para quem deseje publicar livros físicos ou digitais através do órgão suplementar em 2024 e, assim, ter sua obra incluída no atual quadriênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Todas as informações necessárias e modelos de documentos a serem preenchidos a fim de iniciar o trâmite de publicação na Editora UFPE estão disponíveis no seu site institucional. No mesmo site, pode-se baixar o manual “Como publicar: política editorial e normas para a submissão de originais”, onde se explica como preparar os projetos de livro antes de submetê-los à avaliação editorial. Também é possível tirar dúvidas enviando mensagem para o e-mail publicacoes.editora@ufpe.br ou pelo telefone (81) 2126.8397.

Entre os requisitos necessários para a elegibilidade de publicações por parte da Editora UFPE, estão o ineditismo e a exclusividade da obra, ou seja, o livro não deve ter sido publicado anteriormente, nem se encontrar sob análise de outra editora. Além disso, o texto precisa ter sido previamente revisado por profissional da área editorial, como graduados em Letras ou Jornalismo. Essa revisão prévia deve ser comprovada por meio de declaração assinada pelo profissional responsável, a ser entregue no ato de submissão.

Após o envio do projeto de livro, o texto será remetido a dois pareceristas externos à Editora para ser avaliado em caráter duplo-cego, com posterior homologação pelo Conselho Editorial (Coned). A seguir, o texto aprovado terá sua revisão analisada por parte da Editora, que verificará se os critérios de adequação gramatical e de normatização acadêmica encontram-se plenamente contemplados, podendo o projeto de livro ser devolvido ao autor para ajustes, caso sejam constatadas correções ainda necessárias.

A próxima janela de submissões da Editora UFPE será aberta apenas em novembro de 2024 para obras com publicação prevista para 2025, ou seja, no primeiro ano do próximo quadriênio de avaliação da Capes (2025-2028). A difusão do conhecimento científico por meio de livros é um dos parâmetros analisados pela Capes na aferição de resultados para um conjunto expressivo de áreas de pesquisa, tarefa na qual a Editora UFPE é um dos vetores disponíveis à comunidade acadêmica.

Antes da submissão dos originais, os autores interessados podem solicitar por e-mail para publicacoes.editora@ufpe.br um orçamento prévio para seu projeto de livro físico ou e-book. Em geral, as publicações são custeadas pelos próprios autores, com recursos próprios ou públicos, provenientes, por exemplo, de programas de pós-graduação da UFPE. 

Data da última modificação: 13/09/2023, 15:25