UAB UFPE participa de Encontro de Coordenadores de Polos EaD de Pernambuco

Evento discutiu estratégias de divulgação e orientações das ofertas do Edital nº 25/2023 CAPES

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Coordenação Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB), representada pelo professor Francisco Kennedy e o coordenador adjunto professor André Felippe, marcou presença no Encontro do Colegiado dos Coordenadores de Polos EaD de Pernambuco. O evento ocorreu no dia 11 de julho, no Polo EaD UAB de Santa Cruz do Capibaribe.

Coordenadoras dos Polos UAB Triunfo, Petrolina, Sertânia, Pesqueira e Floresta na mesa, e o coordenador do Polo UAB Santa Cruz do Capibaribe na tribuna. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE

O encontro, que visou estabelecer estratégias de divulgação dos resultados das ofertas de cursos do Edital nº 25/2023 da CAPES e fornecer orientações para manter os Polos EaD UAB com status de apto, reuniu coordenadores UAB e adjuntos das Instituições Públicas de Ensino Superior como UFPE, UFRPE e UPE, além dos Coordenadores de Polos EaD UAB de Pernambuco e seus mantenedores. A abertura foi conduzida por Wantuir Queiroz, coordenador do Polo EaD UAB de Santa Cruz do Capibaribe, com transmissão via plataforma EDUPLAY.

A programação incluiu a apresentação do resultado final do Edital nº 25/2023, detalhando as ofertas por Polos EaD UAB e a distribuição de cursos. Houve análises das ofertas e ajustes dos dados apresentados, elaboração de estratégias de divulgação com participação dos Coordenadores UAB das IPES e da presidência do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco (FEPUAB-PE), representada por Lyedja Symea, e das cinco coordenadoras de Polos EaD UAB: Floresta, Pesqueira, Petrolina, Triunfo e Sertânia.

Durante o evento, foram definidas as estratégias de divulgação, a criação de um documento de orientações para manter os Polos EaD UAB aptos, e sugestões de formas de divulgação. Também foram discutidas reformulações das concessões de bolsas e encaminhamentos para o próximo Colegiado que será realizado em Petrolina.

Nova Oferta de Vagas da UFPE
Francisco Kennedy, coordenador geral da UAB UFPE, detalhou a nova oferta de vagas da UFPE no Edital nº 25/2023 da CAPES. “A UFPE teve 3.750 vagas aprovadas neste edital, com 2.100 para licenciatura, metade delas ofertadas no Edital para ingresso em 2025.1 e a outra metade em 2026.1. Além disso, temos 900 vagas para cursos de especialização, ampliando de três para nove cursos, a partir de demandas da comunidade como Educação Quilombola e especialização em Libras. Também conseguimos incluir especializações em REDE, como CIÊNCIAS É 10!, Gestão Escolar, e Cultura Oceânica e Sustentabilidade no Ensino Básico, demanda específica da SECADI e SEB com o MEC. Os editais estão sendo produzidos pelas coordenações de cursos e seus colegiados e pelas instâncias gestoras”, explicou Francisco Kennedy.

Coordenador geral da UAB UFPE, Francisco Kennedy, no momento de explanação das novas ofertas de vagas da UFPE . Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE

Edital CAPES nº 25/2023
O Edital nº 25/2023 da CAPES contempla um total de 276.384 vagas em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) para Instituições Públicas de Ensino Superior integrantes do Sistema UAB, com abertura de turmas previstas entre julho de 2024 e janeiro de 2026. As ofertas estão distribuídas entre formações iniciais (graduação) e continuadas (especialização), além de parcerias MEC/CAPES com cursos em REDE. A UFPE foi contemplada com 3.750 vagas, distribuídas da seguinte forma:

• Graduação: 2.400 vagas, sendo 2.100 para licenciatura e 300 para bacharelado.
  • Especialização lato sensu: 900 vagas, voltadas para a formação de professores e demais profissionais da educação básica, agentes públicos e desenvolvimento regional.
  • Parcerias MEC/CAPES e CIÊNCIAS É 10!: 450 vagas para cursos articulados em Rede pela Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC.

O evento proporcionou discussões enriquecedoras e contribuições significativas para o avanço da Educação a Distância em Pernambuco. Acesse o álbum completo, clicando no link Flickr, para conferir mais fotos!

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Fotos: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE