EaD UFPE recebe Coordenação do Polo UAB Lagoa Grande para entrega de equipamentos

Equipamentos de TI são entregues para apoiar o desenvolvimento das aulas no Polo UAB de Lagoa Grande

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) e da Coordenação Geral da UAB na UFPE, recebeu na última sexta-feira (12) a Coordenação do Polo UAB Lagoa Grande. A visita contou com a presença da coordenadora Fabiana Ribeiro e da coordenadora adjunta Claudiane Santa Rosa, que foram recebidas para a entrega de equipamentos de tecnologia da informação destinados ao desenvolvimento das aulas no polo de apoio presencial.

Secretário Geral da SPREAD (no centro) e o Coordenador Geral da UAB UFPE (na ponta direita) com a Coordenação do Polo UAB Lagoa Grande. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE

Os equipamentos, incluindo desktop, monitor, notebook e projetor, foram entregues pelo coordenador geral da UAB UFPE, professor Francisco Kennedy, e pelo secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz. Durante a entrega, o professor Kennedy explicou que os recursos para esses equipamentos foram destinados pela CAPES e mencionou que outros Polos UAB ainda receberão equipamentos da UFPE: “A UFPE, por meio de sua participação efetiva no sistema UAB e do trabalho em sintonia com os Polos e os mantenedores, tem buscado, através de articulações com a CAPES, parcerias para apoiar as ações desenvolvidas nos polos de apoio presencial. Nesse sentido, participar de editais e chamadas públicas para garantir recursos para a compra de equipamentos é mais uma oportunidade de fomentar e fortalecer essas parcerias”, destacou Francisco Kennedy.

Durante a visita, a Coordenação do Polo UAB Lagoa Grande teve a oportunidade de conhecer as instalações da SPREAD e discutir novos editais de cursos que terão início em fevereiro de 2025. A professora Fabiana Ribeiro enfatizou a importância do diálogo com instituições parceiras e com o mantenedor do Polo para o sucesso das atividades. "Somos ainda bem prematuros no Sistema UAB, mas temos alcançado resultados. Aqueles que têm interesse em ingressar no nosso Polo podem entrar em contato através do Instagram @polouab.lagoagrande ou pelo e-mail polouablagoagrande@gmail.com”, ressaltou a coordenadora.

(esquerda para direita) As coordenadoras do Polo UAB Lagoa Grande, Claudiane Santa Rosa e Fabiana Ribeiro, recebendo os equipamentos do coordenador geral da UAB UFPE, Francisco Kennedy. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE

De acordo com o secretário geral da SPREAD, Wellinson Vaz, “os encontros com as Coordenações de Polo são extremamente importantes para que possamos trocar saberes e experiências entre os atores que compõem a rede de apoio do Ensino a Distância da UFPE. Além disso, o repasse de equipamentos pela CAPES, através das universidades, evidencia uma retomada das ações de fortalecimento da infraestrutura tecnológica dos polos de apoio presencial da UAB”.

A EaD UFPE reconhece que os polos de apoio presencial são mais do que unidades administrativas; são fundamentais para a ampliação do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. Esses polos se constituem como lugares de referência em seus municípios, promovendo a produção e troca de saberes. O governo municipal, enquanto mantenedor, é responsável pelo financiamento e manutenção da infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, o que tem oportunizado o acesso ao ensino superior.

Momento da assinatura de entrega dos equipamentos. Foto: Núcleo de Comunicação UAB/SPREAD/EAD UFPE

Polos EaD UAB
Os polos de apoio presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são estruturas acadêmicas de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES). Nos polos UAB, os estudantes encontram um ambiente acadêmico de apoio para seus estudos e para a realização das atividades presenciais. Esses espaços são parceiros fundamentais das IES, permitindo que as instituições operem em diversas regiões do país, ofertando cursos na modalidade a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e formação continuada.

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Fotos: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE