Voltar

Projetos BRAFITEC recebem inscrições para bolsas de mobilidade na França

Estão abertas, até o dia 1º de março, as inscrições para o processo de seleção de bolsistas brasileiros do Programa Brafitec/Capes/UFPE do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) 2024. As oportunidades são para os projetos "Gêmeos digitais: novas infraestruturas físicas e virtuais em cidades inteligentes" e "Iner - Inovação em Energias Renováveis: Integração das Engenharias para o Desenvolvimento Sustentável". São oferecidas quatro bolsas por projeto para estudar na França, a partir de setembro.

Esses projetos abrangem os cursos de Engenharia Mecânica, Naval, Civil, Química, de Materiais, de Produção e de Controle e Automação da UFPE. Os projetos preveem a realização de mobilidades para 11 instituições francesas: Télécom Paris, Arts et Métiers ParisTech, ESTP, IMT Atlantique, ENSTA Bretagne, ISAE-Supméca, SUPMICROTECH-ENSMM, ENSEIRB- MATMECA/Bordeaux-INP, ENSIL-ENSCI, SeaTech, SIGMA Clermont. Há a possibilidade de duplo diploma com várias instituições francesas parceiras, com as quais a UFPE possui acordos específicos. O ingresso no segundo ano de intercâmbio e no programa de dupla diplomação, entretanto, está condicionado à aprovação da instituição francesa. 

Os requisitos para participação no processo seletivo são: estar regularmente matriculado nos cursos de graduação da UFPE listados no item 1 do edital; estar cursando, preferencialmente, pelo menos, o 5º período, em 2023.2; o candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos; é vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento; os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado, no mínimo, 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento previsto para o início da missão de estudos.

O retorno ao Brasil deve ocorrer com, pelo menos, um semestre letivo de antecedência do prazo regulamentar de conclusão da graduação; o teste de proficiência em língua francesa deverá, obrigatoriamente, ser proveniente da Aliança Francesa e conter nota mínima de proficiência em língua francesa como B1. O teste de proficiência em língua francesa deverá ser obrigatoriamente apresentado no ato da inscrição na plataforma da Capes (prevista, de acordo com a Capes, até maio de 2024 - data exata a ser confirmada).

A documentação necessária para a inscrição está listada no edital. Até o dia 1º do mês de março, esses documentos devem ser escaneados e enviados para os e-mails de contato: adrien.durandpetiteville@ufpe.brnadege.bouchonneau@ufpe.br. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail. Poderão ser organizadas entrevistas (no modo virtual ou presencial) para seleção dos candidatos, em dia e horário a serem divulgados pelos coordenadores dos projetos.

A seleção dos alunos é de responsabilidade da UFPE, no entanto, o resultado final da seleção deverá ser validado pelas instituições francesas parceiras do projeto e pela Capes. O número de vagas poderá ser alterado caso ocorram novas orientações do Programa Brafitec/Capes ou por parte das instituições francesas parceiras.

As bolsas têm previsão de início a partir de setembro (sujeito à modificação por parte da Capes). Os benefícios incluem bolsa no exterior, seguro saúde e auxílio deslocamento. Há um adicional de localidade apenas para instituições localizadas em Paris.

Esclarecimentos poderão ser obtidos junto aos coordenadores dos projetos, os professores Adrien Durand-Petiteville e Nadège Sophie Bouchonneau da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica. Informações sobre o processo de inscrição e os requisitos para concorrer às bolsas podem ser encontradas no edital disponível aqui.

Data da última modificação: 20/02/2024, 17:23