Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE recebe Medalha de Mérito Acadêmico Professor Attílio Giarola

Honraria foi concedida pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) a Joaquim Ferreira Martins Filho, do DES

O professor Joaquim Ferreira Martins Filho, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) da UFPE e diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade, foi agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico Professor Attílio Giarola, concedida pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) durante a realização do Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica, em Natal (RN), no dia 14 deste mês, e que comemora os 40 anos da sociedade científica.

Foto: Divulgação

Entrega foi feita durante evento nacional em Natal (RN)

A Medalha Professor Attílio Giarola é concedida anualmente a um pesquisador que se destaca na área de micro-ondas e optoeletrônica através da indicação dos associados, considerando critérios quantitativos e qualitativos de sua contribuição na produção científica e tecnológica, na formação de doutores e na atuação na SBMO em toda a sua carreira. A honraria foi entregue ao professor Joaquim Martins Filho pelo vice-presidente da SBMO, professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello, da PUC-Rio.

O professor Attílio José Giarola, que dá nome à honraria, foi engenheiro graduado na USP em 1954, com mestrado e doutorado na Universidade de Washington, em Seattle (EUA) em 1963. Ele foi cientista na empresa Boeing e pesquisador na Universidade do Texas, professor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), professor emérito da Unicamp, e presidente da SBMO de 1985 a 1989, com grande contribuição na pesquisa e na formação de engenheiros e pesquisadores na área no Brasil.

Alunos e professores da UFPE que participaram do evento

Durante o evento, professores do DES e da pós-graduação e alunos, que integram o Grupo de Fotônica da UFPE, apresentaram mais de dez trabalhos científicos. O Departamento de Eletrônica e Sistemas e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE parabenizam o professor Joaquim pela honraria recebida. O docente já foi chefe do DES e coordenador do PPGEE, além de ter contribuído para a formação de doutores que atuam na UFPE e em toda a Região Nordeste, principalmente, mas também no Norte e Sudeste.

Data da última modificação: 21/11/2022, 15:55

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Karina Lima
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. João Marcelo Xavier Natário Teixeira

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Guilherme Nunes Melo

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização