Departamento de Psicologia

Notícias Notícias

Voltar

Professor Artur Gomes de Morais recebe título de Professor Emérito da UFPE

Ele foi docente do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional do Centro de Educação (CE) e ainda atua no Programa de Pós-Graduação em Educação

O reitor Alfredo Gomes presidiu a solenidade de entrega do título de Professor Emérito ao docente Artur Gomes de Morais, do Centro de Educação (CE), realizada na sexta-feira (15), à tarde, no Auditório Professor Carlos Maciel, no CE. A cerimônia homenageou Morais por sua destacada trajetória acadêmica e contribuições significativas na área de Educação e Linguagem.

Fotos: Rayman Phelipe

Artur Gomes de Morais recebe o título de Professor Emérito

A mesa foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pela diretora do CE, professora Ana Lúcia Félix; o homenageado; a pró-reitora de Graduação (Prograd), Magna do Carmo Silva, representando todos os pró-reitores; a vice-diretora do CE, professora Tatiana Araújo; a chefe do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, professora Lúcia Caraúbas; a professora Eliana Borges Correia de Albuquerque, do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, responsável pelo discurso panegírico; e a secretária do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação, Vânia Gomes.

Docente homenenageado e o reitor Alfredo Gomes

Após abertura da solenidade, o professor Artur Gomes de Morais foi conduzido ao recinto para sentar-se à mesa pela comissão de honra, escolhida por ele mesmo, formada por: Vânia Gomes, secretária do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação; Alexsandro da Silva, ex-aluno e hoje professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA); José Batista Neto, professor do Departamento de Ensino e Currículo do CE e ex-colega do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE; Lícia de Souza Leão Maia, professora do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação; Maria Eliete Santiago, professora do Departamento de Políticas e Gestão da Educação; Janete Azevedo, professora do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação; Telma Ferraz Leal, professora do Departamento de Ensino e Currículo e representante do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel-UFPE).

Filho de professora primária e engenheiro químico, que também foi docente da UFPE, Eliana Borges contou, durante seu discurso panegírico, que o professor Artur Gomes de Morais teve a educação como ponto central em sua família. Ele foi o único dos quatro filhos dos seus pais, a não enveredar pelo campo da química. Ele escolheu a Psicologia e a Arte da Educação. “Psicólogo de formação e professor de coração”, afirmou ele.

Casado com Stella há 46 anos, que conheceu num grupo de estudos marxistas, teve as gêmeas, Marília e Alice. E elas lhes deram os netos: Pedro, Gabriela, Maria e João. Dos quais coleciona cenas de alfabetização que foram parar nos livros que escreveu, pois é um pesquisador de como as crianças aprendem e se apropriam da escrita. Inclusive, a sua obra “Sistema de Escrita Alfabética”, publicada pela Editora Melhoramentos, foi indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Educação.

“Hoje é um dia de expressar gratidão, fazer um pequeno balanço da vida até aqui construída, fazer revelações ou confissões, reafirmar promessas e, sobretudo, celebrar, festejar com muito prazer. E como confissão: eu me sinto muito feliz de estar hoje, aqui e agora pra compartilhar essa cerimônia que, de algum modo, sem ter consciência, sem ter planejado, desejei durante décadas. Eu vou então parafrasear a minha querida Ana Teberosky e dizer que não tenho o menor pudor de declarar que sim, estou exorbitantemente feliz, emocionado, agradecido, exultante de prazer, e crente de que, sim, valeu a pena eu ter investido nesta trajetória de professor e pesquisador na nossa querida UFPE e que, sim, quero aqui continuar por muitos anos, me aguentem (risos)”, declarou o professor Artur Gomes de Morais, durante seu discurso de agradecimento.

Mesa da cerimônia no Centro de Educação

O reitor Alfredo Gomes também aproveitou o momento para enaltecer o professor Artur Gomes de Morais. “Há pouco tempo, quando estávamos na direção do Centro de Educação, não tínhamos nenhum professor emérito no centro. Isso, me chamou muita atenção. Participando da reunião do Conselho Universitário, enquanto aprovávamos os títulos de professores eméritos, percebi que não havia nenhuma indicação do CE, mas nós temos condições, em face da ampla, consistente, profunda e histórica constituição dos professores desta casa pra fazer parte do hall de professores eméritos da UFPE. Então, percebemos que precisamos pautar esta questão. E a figura desse professor representa uma qualidade que nós todos queremos ver no Centro de Educação. A dedicação, o zelo, a preocupação com seus orientandos e orientandas, a profundidade teórica, esses sentimentos são os grandes desafios que a Universidade passa”, afirmou ele.

MINIBIOGRAFIA - Artur Gomes de Morais possui graduação em Psicologia (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva (1986), ambos pela UFPE, e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Também contabiliza três pós-doutorados. Como docente da UFPE, iniciou sua carreira, em 1988, ao prestar concurso para o Departamento de Psicologia e Orientação Educacional do Centro de Educação (CE). Vinculou-se também ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CE. Foi ainda coordenador da graduação em Pedagogia.

O professor foi orientador em 22 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado sem deixar de participar da graduação, em que orientou 13 monografias e 38 alunos, bolsistas de iniciação científica. Tornou-se também pesquisador bolsista do CNPq. É autor de livros, com destaque para “Ortografia: ensinar e aprender” (Editora Ática, 1996), publicado em cinco edições e com 34 mil exemplares vendidos; e “Sistema de Escrita Alfabética”, (Editora Melhoramentos, 2012), que foi indicado à 55ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Educação. Também contabiliza 50 artigos publicados em periódicos especializados no tema da educação e 41 artigos publicados em anais de congresso. 

Realizou atividades extensionistas, na área de alfabetização, e administrativas, nos cargos de subchefe do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (1998-2000) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2007-2009). Antes de ser professor da UFPE, realizou trabalhos para a Prefeitura do Recife e o Ministério da Educação. A solicitação do título de Professor Emérito a Artur Gomes de Morais foi uma iniciativa do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do CE.

Artur Gomes de Morais tornou-se professor titular do Centro de Educação da UFPE em 2010. Aposentado em 2016, lá continua atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel). Colaborou em mais de dez programas do Ministério da Educação (MEC) no campo da alfabetização. Seus livros “Ortografia: ensinar e aprender” (1998) e “Sistema de Escrita Alfabética” (2012) foram adquiridos pelo MEC para os alfabetizadores de todas as escolas públicas do país. Fundador da linha “Educação e Linguagem” no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na UFPE, nela já formou 17 doutores, 28 mestres e 44 graduandos bolsistas de Iniciação Científica.

Data da última modificação: 22/12/2023, 16:38

Contato Contato

Departamento de Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8270
Coordenação da Graduação em Psicologia

9º Andar - CFCH

Fone 81 2126-8730
Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
Fone 81 2126-8731
Pós Graduação em Psicologia

7º andar - CFCH

Fone: 81 2126-8271
Pós Graduação em Psicologia Cognitiva

8º Andar - CFCH

Fone: 81 2126-8272

Localização Localização