Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Voltar

Embarcação da maior classe de navios gaseiros em operação no mundo atraca no Porto de Suape

O navio se encontra no Píer de Granéis Líquidos 3B para descarregar 52.200 toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP)

Embarcação da maior classe de navios gaseiros em operação no mundo atraca no Porto de Suape

 

Por: Portal Folha de Pernambuco

A embarcação da maior classe de navios gaseiros em operação no mundo está atracada no Porto de Suape. Fabricado na China, o 'Harzard' tem 230 metros de comprimento, 36,6 metros de largura e se encontra no Píer de Granéis Líquidos 3B para descarregar 52.200 toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP), com o intuito de abastecer o mercado regional. A previsão para desatracação é nesta terça-feira (4) à noite, seguindo com destino a Houston (Texas), nos Estados Unidos.

O navio, de bandeira da Singapura, tem capacidade de carga de 93 mil metros cúbicos. O Harzand fez  sua viagem inaugural em abril deste ano e foi construído pelo maior estaleiro naval do mundo, o China State Shipbuilding Corporation (CSSC), sob encomenda da Petredec Global, com sede em Singapura. A embarcação faz parte do projeto de quarta geração naval da empresa chinesa, para melhoria da eficiência de combustível com maior capacidade de cargas. É movido a gás e a bicombustível.

“Receber navios desse tipo faz com que Suape se destaque, cada vez mais, no mercado internacional. A movimentação do GLP, o gás de cozinha, também é responsável pelo crescimento do volume de cargas transportadas pelo atracadouro pernambucano, que cresce exponencialmente. Esperamos receber embarcações desse porte mais vezes”, afirmou o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot.

Data da última modificação: 31/08/2023, 16:52

Contato Contato

Coordenação
Coordenação da Naval
Escolaridade
Escolaridade da Naval
55 81 2126-8232

Coordenador
Adriano Dayvson Marques Ferreira
Vice-Coordenador
Demétrius Perrelli Valença

Localização Localização

Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências 
Prédio da Engenharia Mecânica, 2o andar
CEP 50740-550 - Recife - PE - Brasil