Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Violência escolar é tema de curso on-line coordenado por professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE

As aulas começam no dia 4 de abril e serão transmitidas via Google Meet sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30

A UFPE oferece o curso on-line “Violência Escolar: reflexões teóricas e metodológicas”, com a participação de vários docentes com experiência em estudos sobre o tema realizados em diferentes instituições brasileiras. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas a partir de segunda-feira (11) por meio deste formulário. 

Coordenado pela professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Catarina Carneiro Gonçalves, o curso é ofertado por meio da extensão universitária. As aulas começam no dia 4 de abril e serão transmitidas via Google Meet sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30. A carga horária é de 40 horas e haverá emissão de certificado. 

São disponibilizadas 50 vagas, 15 delas destinadas ao público interno da UFPE (docentes, técnicos e estudantes). As outras 35 podem ser ocupadas por professores de escolas públicas e privadas do Brasil, além de estudantes de cursos de licenciatura de outras instituições. Também poderão se inscrever psicólogos, pedagogos e profissionais de gestão que atuam em instituições educativas.

Cronograma

Abril

04/04 – Por que precisamos discutir os casos de violência extrema? – Daniel Cara (USP)
10/04 – Reflexões sobre violência escolar no Brasil – Miriam Abramovay
17/04 – Inventário sobre os massacres: indicadores obtidos a partir da
análise dos episódios – Catarina Santos (UnB)
24/04 – É dever das escolas se debruçar sobre a violência escolar?
Análise de legislação educacional brasileira – Paloma Mendes (Unicap e PlacaMãe.Org)

Maio

08/05 – Colocando a lupa sobre dimensões dos massacres em escolas: reflexões sobre a dimensão cultural – Catarina Gonçalves (UFPE)
15/05 – Colocando a lupa sobre dimensões dos massacres em escolas: reflexões sobre as questões de gênero – Fernando Andrade (UFPB)
22/05 – Colocando a lupa sobre dimensões dos massacres em escolas: Reflexões sobre extremismo e discurso de ódio – Letícia Oliveira
29/05 – Colocando a lupa sobre dimensões dos massacres em escolas: reflexões sobre a relação entre bullying e massacres – Raul Alves (Gepem)

Junho

05/06 – Colocando a mão na massa: considerações sobre a escola e as possibilidades de enfrentamento da violência escolar – Danila Di Pietro (Gepem)
12/06 – Colocando a mão na massa: dimensões da construção de um ambiente cooperativo – Adriana Ramos (Gepem e Convivere)
19/06 – Colocando a mão na massa: considerações sobre a experiência de preocupação compartilhada – Sanderli Bomfim (Gepem)
26/06 – Colocando a mão na massa: elementos necessários na construção de um protocolo de prevenção e intervenção diante da violência extrema contra e na escola – Catarina Gonçalves (UFPE)

Mais informações
Instagram do curso
@extensaoufpeviolenciaescolar
 

Data da última modificação: 07/03/2024, 15:46

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco