Notícias do CE Notícias do CE

Feira de Pretos e Negócios do Gepar UFPE terá início nesta sexta-feira (18)

Esta edição da feira também contará com a parceria e exposição do trabalho da “Feira das Mulheres Pretas/Mulheres de Passarinho”

A próxima edição da tradicional “Umba – Feira de Pretos e Negócios” acontecerá de 18 a 20 deste mês. A feira, que geralmente tem o pátio do Centro de Educação da UFPE como sede, nesta edição acontecerá no Palácio Yemanjá, no Alto da Sé, Olinda, das 10h às 20h em ambos os dias. Lá, o público poderá encontrar diversas peças de artesanato, roupas, bijouterias e culinárias produzidas por estudantes e familiares ligados ao Grupo de Estudos de Pesquisa e Autobiografia, Racismo e Atirracismo (Gepar) da UFPE. Esta edição da Feira também contará com a parceria e exposição do trabalho da “Feira das Mulheres Pretas/Mulheres de Passarinho”.

Idealizada pela professora Auxiliadora Martins, do Centro de Educação da Universidade, a feira tem como objetivo apontar possibilidades para os alunos cotistas de superação das dificuldades financeiras a partir da produção e vendas de produtos que poderiam ser feitos por eles e seus familiares. O Gepar buscou parceria com o Sebrae, desenvolvendo diversas capacitações e instaurando um projeto com foco no Afroempreendedorismo que criou a Raepe – Rede de Afroempreendedores de Pernambuco, que hoje representa um espaço de afirmação e fortalecimento da ancestralidade e africanidade através da promoção da produção material e imaterial de seus afrodescendentes.

Segundo ela, é um movimento que estabelece o empreendedorismo como fator de fortalecimento coletivo dos empreendedores afrodescendentes, tendo realizado mais de 40 eventos desde novembro de 2018 quando foi fundada a Raepe. A rede conta com, aproximadamente, 30 membros, sendo a maioria mulheres, todos afrodescendentes e produtores/as de produtos e serviços que representam as culturas negras.

ilinhaead@gmail.com

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto