Notícias Notícias

Voltar

Nota de pesar: falecimento de Johan Galtung

O Sociólogo faleceu no último sábado, dia 17 de fevereiro, aos 93 anos de idade e deixa um legado intelectual imenso que é referência na promoção da justiça social e da cultura de paz.

 

 

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Johan Galtung, no dia 17 de fevereiro de 2024. Galtung foi um pioneiro dos estudos para a paz e defensor da paz não violenta.

Johan Galtung foi um sociólogo norueguês e o principal fundador da disciplina de Estudos sobre Paz e Conflitos. Galtung foi o principal fundador do Instituto de Pesquisas de Paz de Oslo em 1959 e atuou como seu primeiro diretor até 1970. Em 1964, criou o Jornal de Pesquisas da Paz. Professor e pesquisador, Galtung se insurgiu contra a naturalização da guerra na política internacional e reorientou o debate acadêmico sobre a paz durante a Guerra Fria.

O Sociólogo faleceu no sábado, dia 17 de fevereiro, aos 93 anos de idade e deixa um legado intelectual imenso, que abrange importantes contribuições e e tópicos tão diversos como os conceitos de violência direta-estrutural-cultural, o conceito de paz negativa e paz positiva, o imperialismo e suas implicações para a paz, as noções de peacekeeping, peacemaking e peacebuilding, a resistência não violenta, bem como o conceito de transformação de conflitos. 

Segundo editorial do Le Monde Diplomatique Brasil, a trajetória de Galtung é lembrada pelo esforço em criar e institucionalizar uma área de pesquisa científica centrada no conceito de paz, e pelo compromisso com a prática política transformadora, focada na prevenção, mitigação e transformação das raízes dos conflitos violentos, bem como na construção de uma ordem social mais justa, igualitária e livre da opressão e da exploração nas esferas local, nacional, regional e internacional. Sobretudo, as contribuições intelectuais de Galtung influenciaram o debate acadêmico e político, principalmente nos momentos finais da Guerra Fria, e posteriormente impactaram a expansão do modelo de operações de paz da ONU a partir da década de 1990. Portanto, um legado que adquire uma importância renovada no momento histórico atual.

Que o legado de J. Galtung  seja sempre lembrado, que seu exemplo continue gerando frutos e que a busca permanente pela paz genuína continue sendo uma ação constante no mundo inteiro.

Nossa gratidão ao professor Johan Galtung.

Data da última modificação: 26/02/2024, 19:14