Voltar

UFPE inaugura prédio anexo ao Departamento de Nutrição, que conta com serviço escola

Local também abriga a administração da Residência em Nutrição Clínica e a unidade de estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica

Fotos: Passarinho

Novo prédio reúne atendimento à comunidade, a Residência e novo laboratório

O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) agora conta com um novo prédio anexo, onde vai funcionar o Serviço Escola Professora Emília Aureliano, para oferecer atendimento nutricional à comunidade, além de abrigar a sede da administração da Residência em Nutrição Clínica e da unidade de estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica. A inauguração foi realizada na última sexta-feira (21) à tarde. De acordo com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o valor total da obra foi de R$ 6.155.064,38. O projeto foi feito pela Diretoria de Planos e Projetos.

“Servir à população é o sentido da universidade”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro. A inauguração contou com a presença de professores, estudantes e servidores do departamento. A chefe do Departamento de Nutrição, professora Edigleide Figueiroa, destacou que se trata de um momento importante para o departamento e a realização de um sonho acalentado há muitas décadas. Ela destacou também a referência da professora Emília Aureliano por seu pioneirismo na educação nutricional e na divulgação do prato equilibrado, que permite a compreensão da alimentação adequada de maneira simples. 

A coordenadora do serviço escola, professora Conceição Chaves, agradeceu pelo empenho da Reitoria na construção do prédio e convidou os alunos para somar ideias. “É um espaço nosso”, ressaltou. A sobrinha da professora Emília Aureliano, professora Jailma Santos Monteiro, que foi aluna da tia, destacou o exemplo de vida e perseverança em buscar a educação em saúde pública quando mal se falava disso, sempre tendo como diretriz a educação alimentar e nutricional. “O serviço escola é uma porta de diálogo e integralidade com a população”, destacou.


Solenidade contou com presença de professores e alunos de Nutrição

Uma das idealizadoras da residência, a professora emérita Elenice Costa, foi homenageada na solenidade. “Hoje o projeto de residência é uma realidade muito bonita”, disse. Ela foi saudada pela professora Leopoldina Andrade, que frisou que sua capacidade em desbravar a residência, que já tem 23 anos, foi um diferencial para o curso. “A professora Elenice teve coragem para qualificar melhor os profissionais da área”, afirmou. “Espero que a gente continue crescendo com esse projeto tão especial”, afirmou a coordenadora da Residência em Nutrição, professora Regiane Maia.

A vice-reitora Florisbela Campos destacou a importância da residência. “Nenhum curso da área de saúde hoje se sustenta sem residência”, disse. Também marcaram presença o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Thiago Galvão, e a diretora em exercício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Vânia Pinheiro Ramos. No final do evento, houve o descerramento das placas e a visita às instalações do novo prédio, que tem área de 1.321,45 m² distribuída em três pavimentos. A expectativa é que o atendimento comece até o início do segundo semestre de 2019.

Laboratório em Nutrição e Plasticidade Fenotípica amplia pesquisas na área

Data da última modificação: 07/01/2019, 10:23