Voltar

Graduação em Nutrição da UFPE completa 60 anos de fundação com solenidade e Seminário Nelson Chaves

Professores e pesquisadores realizarão palestras e mesas-redondas sobre a evolução da pesquisa em Nutrição no Brasil, no mundo e em Pernambuco

Os 60 anos do curso de Nutrição pela UFPE serão comemorados no próximo dia 31, durante o XIX Seminário Nelson Chaves, que ocorrerá a partir das 9h no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Campus Recife. Pela manhã, haverá comemorações e homenagens, além de exibição de vídeo. À tarde, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição coordena palestras e mesa-redonda sobre o tema “Alimentação e Nutrição: do Pioneirismo ao Futuro”.

No evento de abertura, que reunirá professores, técnicos administrativos, tanto da ativa quanto aposentados, e aluno e ex-alunos, haverá a exibição de vídeo sobre o curso e exposições orais do professor da primeira turma, Fernando José Costa de Aguiar; da aluna da primeira turma, professora Elenice Costa; do professor Rubem Carlos Araújo Guedes , que falará sobre Nelson Chaves; e do acadêmico Diego Henrique Menezes da Cunha, representando o Diretório Acadêmico (DA) de Nutrição.

A solenidade contará com a presença da vice-reitora no exercício da Reitoria, professora Florisbela Campos; do professor Nicodemos Teles de Pontes Filho, diretor do Centro de Ciências da Saúde; do professor Raul Manhães de Castro, chefe do Departamento de Nutrição; e da professora Maria Surama Pereira da Silva, coordenadora do curso de Graduação em Nutrição. O curso, concebido pelo professor Nelson Ferreira de Castro Chaves, foi inaugurado em 1º de agosto de 1957 e, até o primeiro semestres de 2017, graduou 2.310 nutricionistas, distribuídos em 95 turmas.

SEMINÁRIO – A partir das 14h, terão início as discussões técnicas do XIX Seminário Nelson Chaves. Professores e pesquisadores realizarão palestras e mesas-redondas sobre a evolução da pesquisa em Nutrição no Brasil, no mundo e, particularmente, a participação de Pernambuco nesta trajetória. A palestra de abertura será com a professora Sônia Lucena. Já a mesa-redonda contará com os professores Pedro Israel Cabral de Lira, Tânia Montenegro Stamford e Rubem Guedes.

As inscrições já foram encerradas e serão efetivadas mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível no credenciamento do evento, que será doado à Casa Vincular, projeto de apoio alimentar para pessoas em situação de rua.

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:57