Voltar

Professor Anderson Gomes, da UFPE, assume uma diretoria do CGEE

O CGEE é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI)

Com informações da assessoria do CGEE

O professor Anderson Gomes, que se aposentou do Departamento de Física da UFPE em dezembro de 2023, assumiu, em janeiro deste ano, uma diretoria no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que realiza estudos e avaliações nas áreas de ciência, tecnologia & inovação e educação.

Ele pretende atuar de forma colaborativa e em rede, a exemplo da forma de trabalho que adotou durante a sua longa trajetória acadêmica. O novo diretor do CGEE é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Anderson Gomes pretende atuar para que o CGEE tenha papel de destaque na elaboração da estratégia para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). O novo diretor lembra que a organização social é “o Centro - para onde as coisas convergem ou divergem no sentido de fluir para fora -; de Gestão - uma ferramenta importante -; de Estudos - significa gerar/adquirir conhecimento -; Estratégicos - para mim o aspecto mais importante do CGEE”.

Sobre o SNCTI, ele ressalta a importância de o sistema contar com uma política de Estado e não de governo. Como membro da The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries [Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento (TWAS)], ele considera que o CGEE deve se posicionar como uma referência brasileira nas agendas internacionais de ciência, tecnologia e inovação.

Anderson Gomes assume uma das diretorias da instituição, sob o comando do diretor-presidente Fernando Rizzo, atuando em projetos estratégicos relacionados às políticas, programas e projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos como Ministério das Comunicações (MCom), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Espacial Brasileira (AEB). “Estou animado e sei que será um tempo profícuo para mim e para o CGEE, com as pessoas que fazem o CGEE, e com muita estratégia”, finalizou.

Data da última modificação: 26/02/2024, 15:00