Voltar

Pesquisa que permite agilizar a perícia de armas de fogo é publicada na revista Forensic Chemistry

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Automação em Analítica Aplicada (LIA3), do DQF

Técnica desenvolvida por pesquisadores da UFPE que agiliza a perícia de resíduos de disparo de armas de fogo é tema de artigo publicado na edição deste mês da revista Forensic Chemistry. A publicação é classificada como Qualis 1 na Capes. Intitulado “Eletrodos impressos modificados com filme de bismuto para detecção e classificação de resíduos de disparo de arma de fogo”, o trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Automação em Analítica Aplicada (LIA3), do Departamento de Química Fundamental (DQF), e tem autoria dos professores Vagner Bezerra dos Santos e Leandro Paulo da Silva, ambos do DQF; e Licarion Pinto, do Laboratório de Tecnologia Analítica de Processos (LTAP), do Rio de Janeiro.

O método descrito no artigo permite classificar com 100% de certeza se um disparo foi feito por arma de fogo ou não, se essa arma é um revólver ou pistola e, sendo pistola, se o calibre dela seria .40 ou .90. Atualmente, os profissionais que atuam com esse tipo de perícia empregam a microscopia eletrônica de varredura (MEV), o que faz com que o resultado de um laudo técnico leve meses para ser conhecido.

A nova técnica, baseada em algoritmos de aprendizagem de máquina, no entanto, permite conhecer esse resultado em minutos. O artigo publicado na revista Forensic Chemistry tem ainda a autoria de Carlos Fernando Monteiro Pessoa Filho, Lívia Rodrigues e Brito e de Ramon Bezerra de Souza, do Instituto de Criminalística de Pernambuco.

Data da última modificação: 26/02/2024, 14:58