Voltar

EVENTO: 4ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo da Faculdade de Direito do Recife e o Projeto de Extensão Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife promovem a 4ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) na FDR.

Trata-se de uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa que busca promover arquivos e locais de memória do país, dando visibilidade aos acervos e aproximando a sociedade aos trabalhos desenvolvidos nas instituições.

Em sua 4ª edição, a SNA ocorrerá dos dias 08 a 14 de junho de 2020. A data faz referência ao Dia Internacional de Arquivos (09 de junho) e a programação será completamente virtual.

No atual contexto de pandemia, na impossibilidade de promover eventos presenciais, serão apresentados alguns documentos do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife que foram digitalizados pelo Projeto de Extensão Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife e estão disponíveis para consulta online. Também será promovida uma conferência, no formato de live (transmissão ao vivo no Instagram @memóriafdr), abordando a questão da preservação documental.

Vale ressaltar que o formato da edição virtual da SNA reafirma a importância do trabalho desenvolvido pelas diversas instituições de memória, ofertadas ao público mesmo antes da necessidade de afastamento dos arquivos e centros de memória. A disponibilização de documentos em formato digital é uma proposta do Projeto de Extensão Memória Acadêmica, bem como do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife, que sempre esteve e continua à disposição.

Confira a programação:

DOCUMENTO DO ACERVO - Postagens em mídias sociais: “Documentos do século XIX”

Durante a semana, realizaremos postagens diárias no Facebook e Instagram de alguns documentos referentes ao século XIX, tais como atas das Congregações, correspondências, legislação e relatórios, pertencentes ao Arquivo da Faculdade de Direito do Recife e digitalizado pelo Projeto de Extensão Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife.

DATA: 08 a 12 de junho

HORÁRIO: Período integral

 

LIVE - Live: “Preservação documental e extensão universitária”.

Com Danielle Alves de Oliveira, Arquivista e Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, e mediação de Diogo Stanley Vasconcelos de Farias, Estudante de Direito e Extensionista do Projeto Memória FDR. Link da live: www.instagram.com/memoriafdr

DATA: 11 de junho

HORÁRIO: 19h

 

Aproveite para informa-se também a respeito da história do Curso Jurídico de Olinda / Faculdade de Direito do Recife; conhecer os documentos da instituição; e saber quais atividades de conservação e preservação são realizadas pela equipe do Arquivo:

https://www.ufpe.br/arquivoccj;

https://www.instagram.com/arquivofdr

https://www.facebook.com/arquivodoccj.

 

 

Data da última modificação: 19/11/2020, 15:34