Notícias Notícias

Voltar

Workshop no CIn debate a promoção da igualdade de gênero nas instituições de Ensino Superior brasileiras

O evento contou com transmissão pelo canal do CIn no YouTube

Apoiar as instituições de Ensino Superior a abordar a sub-representação e desigualdade sofridas pelas mulheres, em especial, as negras, indígenas e quilombolas, nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Esse foi o objetivo do 4º Workshop de Disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil. O encontro, promovido pelo British Council no Brasil, foi realizado na manhã da quarta-feira (5), no auditório do Centro de Informática (CIn), no Campus Recife da UFPE. O evento contou com transmissão pelo canal do CIn no YouTube.

Foto: Gabriela Albuquerque

Ações na UFPE foram apresentadas pelo reitor Alfredo Gomes

“Esse debate enseja boas perspectivas para difundir uma cultura em torno da equidade de gênero, envolvendo obviamente a diversidade de mulheres que compõem a sociedade brasileira”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, que compôs a mesa de abertura do evento. “A UFPE tem proposto várias iniciativas envolvendo essa questão, como pontuar de forma diferenciada as mulheres que participam dos concursos públicos e editais da Universidade. Sobretudo aquelas que forem mães”, completou ele.

Além do reitor da UFPE, a mesa de abertura do workshop teve participação de Maria Fernanda Pimentel Avelar, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); bem como do vice-diretor e do coordenador de Extensão e Cultura do CIn, respectivamente, Sérgio Soares e Vinícius Garcia. “Existe uma grande demanda por ações que tragam mais igualdade de gênero na área das Exatas. Esse é um fenômeno mundial, que exige esforços do mundo todo. E aqui, no Centro de Informática, temos ações específicas voltadas para isso”, disse Sérgio Soares, citando entre as iniciativas a criação da disciplina “Tecnologia, Diversidade, Equidade e Inclusão”, do curso de Sistemas de Informação.

O evento contou ainda com participação, via vídeo, da diretora de Engajamento Cultural do British Council no Brasil, Diana Daste, que falou sobre a criação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero e a respeito da importância das discussões que estão sendo promovidas pelo Conselho. “Nós, do British Council, esperamos ter, a partir dessas discussões, insumos estratégicos para alinhar a operação do programa Mulheres na Ciência e da proposta do próprio marco. Queremos ouvir potenciais barreiras e também oportunidades não só dentro das instituições de Ensino Superior, mas também relacionadas com outros atores-chave, para serem engajados dentro desta grande agenda”, afirmou Diana.

Integrado ao Programa Mulheres na Ciência, o workshop teve como objetivo discutir a igualdade de gênero em instituições de Ensino Superior brasileiras e disseminar o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, bem como apresentar os resultados do Mulheres na Ciência e facilitar reflexões sobre como as estratégias de institucionalização do Ensino Superior podem considerar componentes de gênero em seus planos de implementação. O encontro integra uma série de dez workshops que estão sendo realizados nas cinco regiões do país, ao final dos quais ocorrerá uma sessão de encerramento para compartilhar as principais descobertas e avanços.

Data da última modificação: 06/07/2023, 15:31