Workshop Internacional 2023 Habitação + Cidade começa na próxima segunda-feira (26)

A abertura acontece, às 8h do dia 26, no Auditório Professor Evaldo Coutinho

O Workshop Internacional 2023 Habitação + Cidade: Reabilitação Urbana e o Morar Contemporâneo será realizado, da próxima segunda-feira (26) até 3 de julho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da UFPE. A abertura acontece, às 8h do dia 26, no Auditório Professor Evaldo Coutinho. A programação inclui conferência do professor e sociólogo Guy Tapie. As inscrições para participação no evento podem ser feitas pela internet

A mesa de abertura terá a participação dos professores Zeca Brandão e Enio Laprovitera, ambos da UFPE. Também estarão presentes o reitor Alfredo Gomes, Natália Vieira de Araújo, Lúcia Veras, Pierre Lucena (Porto Digital), Ana Paula Vilaça (Recentro) e Rafael Augusto (Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB). Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU/MDU) da UFPE e pelo Fórum da Arquitetura Social – UFPE, o evento discorre sobre os espaços urbanos e arquitetônicos contemporâneos com maior enfoque na moradia e suas características projetuais específicas nos diferentes contextos urbanos, questionando como e por quem esses espaços são formados e concebidos.

O workshop acontecerá em duas etapas: o seminário teórico e os estúdios práticos para desenvolvimento de soluções. Entre os convidados do evento está Guy Tapie, que é associado ao Centro Emile Durkheim (CED) UMR/CNRS 5116 – Université de Bordeaux Escola Doctoral SP2 e professor da Ensap BX (Escola Nacional de Arquitetura e Paisagem de Bordeaux – França). Ele ministrará a conferência “Residencialização do Espaço Urbano e o Morar Contemporâneo”.

A programação completa pode ser conferida no perfil do Fórum da Arquitetura Social – UFPE. O evento tem a parceria do Ensap BX, Consulado da França no Recife, Institut Français, Porto Digital e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), e apoio do Recentro/PCR, Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE e IAB.

DISCIPLINA – O workshop acontece no interior da disciplina Habitação + Cidade: Reabilitação Urbana e o Morar Contemporâneo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Trata-se de uma disciplina anual, em que a cada ano se estuda a inserção da habitação em diversos contextos urbanos: centro histórico, favelas e áreas novas de expansão urbana.

No ano de 2022, trabalhou-se a área do Pontal de Afogados, na zona sul do Recife, onde o tema da habitação social ganhou relevo por meio da inserção de 800 famílias de baixa renda que ocupavam uma linha de trem desativada, situada ao longo da Avenida Sul. Este ano de 2023, será trabalhado o centro histórico, em especial, o Bairro do Recife, antiga área portuária e território de origem da cidade do Recife.

Data da última modificação: 22/06/2023, 14:39