Workshop em Mecânica Computacional em Petróleo e Energia ocorrerá no I-Litpeg em março de 2024

Envio de resumos e inscrições são feitos pela internet

O 1º Workshop em Mecânica Computacional em Petróleo e Energia (MeComPE) ocorrerá de 25 a 27 de março de 2024, no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento contará com palestras e minicursos ministrados por profissionais e pesquisadores de várias regiões do Brasil, além de sessões de apresentação de trabalhos técnicos por pesquisadores e estudantes. As inscrições e o envio de resumos são efetuados pelo site do MeComPE 2024 e há valores diferentes para graduandos, pós-graduandos e docentes ou profissionais.

O workshop MeComPE é organizado pelo grupo de pesquisa Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec). O tema escolhido para a edição 2024 é “Mecânica Computacional em Petróleo e Energia”, em razão do cenário de mudanças climáticas e consequente preocupação mundial com a transição energética.

Serão abordados temas nos quais a modelagem computacional tem papel fundamental no avanço tecnológico, incluindo importantes desafios atuais: integridade estrutural de dutos; inteligência artificial; computação de alto desempenho; captura, armazenamento e uso de carbono e hidrogênio verde.

Entre as atividades da programação, haverá uma mesa-redonda sobre “Descarbonização e Transição Energética” e o minicurso “Uma Breve Introdução a Physics-Informed Neural Networks (PINNs)”, ministrado por Rômulo Montalvão Silva, doutor em Mecânica Computacional pelo Programa de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEC-Coppe/UFRJ). A programação já está no site.

Segundo os organizadores do MeComPE, o principal objetivo é criar um fórum de debates e disseminação de conhecimento e inovação, no qual professores, pesquisadores, profissionais e estudantes podem trocar ideias e informações sobre métodos e sistemas computacionais, bem como sobre avanços tecnológicos empregados na solução de problemas teóricos e práticos de engenharia e ciências aplicadas na área de petróleo e energia. A proposta passa por fortalecer a sinergia e indústria, melhorando a divulgação e compreensão das ações desenvolvidas pela universidade e pelo setor privado.

“Neste evento, as tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela academia serão apresentadas, e profissionais da indústria poderão não só determinar a aplicabilidade direta destas tecnologias a seus problemas atuais, mas também influenciar o seu desenvolvimento futuro. Eles poderão sugerir novos desafios tecnológicos, novos campos de aplicação para as tecnologias e apontar os aspectos mais importantes para a transformação destas tecnologias em ferramentas aplicáveis ao dia a dia da indústria”, afirmam os organizadores.

O grupo Padmec promove o workshop MeComPE sob os auspícios da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec) e com apoios da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); da Abmec da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio do Programa de Excelência Acadêmica do (Capes-Proexc) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-Crea).

Instagram do MeCompPE 2024
@mecompe2024