Universidade Federal de Pernambuco é a mais bem avaliada do Norte/Nordeste no CWTS Leiden Ranking 2024

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se destacou como a instituição mais bem avaliada do Norte e Nordeste na edição de 2024 do CWTS Leiden Ranking, publicado no dia 3 deste mês. Este ranking, produzido pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda, tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre o desempenho científico das universidades ao redor do mundo, utilizando métodos bibliométricos de última geração.

Baseado exclusivamente em dados bibliográficos sobre publicações científicas, o Leiden Ranking utiliza artigos de periódicos científicos, atualmente extraídos do Web of Science, como principal fonte de dados. Diferentemente de outros rankings, ele não utiliza informações fornecidas diretamente pelas universidades, garantindo uma análise imparcial e independente.

O Leiden Ranking oferece uma perspectiva multidimensional sobre o desempenho universitário, com indicadores que abrangem Impacto Científico; Colaboração; Acesso Aberto e Diversidade de Gênero, com base nos artigos publicados em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde, Ciências da Terra e da Vida, Matemática e Ciências da Computação, Ciências Físicas e Engenharia e Ciências Sociais e Humanidades. Além da tradicional visualização em lista, ele permite a análise dos resultados através de gráficos e mapas, proporcionando uma visão abrangente e detalhada das capacidades de pesquisa das instituições avaliadas.

No panorama, no indicador de Impacto Científico, a UFPE ocupa a 11ª posição no Brasil, 14ª na América do Sul e 592ª no mundo. Em termos de Colaboração, a instituição está em 12º lugar no Brasil, 15º na América do Sul e 633º no mundo. No indicador de Acesso Livre, a UFPE mantém a 12ª posição no Brasil, 15ª na América do Sul e 633ª no mundo. Por fim, no indicador de Diversidade de Gênero, a universidade se encontra em 11º lugar no Brasil, 14º na América do Sul e 428º no mundo.

No âmbito nacional, a UFPE ocupa a melhor posição, em todos os indicadores, entre as instituições do Norte/Nordeste. O destaque para a avaliação deste ano vai para ao indicador Diversidade de Gênero, no qual a instituição subiu da 12ª posição nacional em 2023 para 11ª em 2024.

Em relação as cinco áreas do conhecimento, os indicadores de Impacto Científico, Colaboração, Acesso Aberto e Diversidade de Gênero, apresentaram as melhores posições no âmbito mundial para Ciências da Terra e da Vida. No âmbito da América do Sul e no âmbito nacional, as melhores posições foram alcançadas pelas áreas de Matemática e Ciências da Computação.

Esses resultados refletem o compromisso da UFPE com a excelência acadêmica e a pesquisa de alta qualidade, consolidando seu papel como uma das principais universidades do Brasil e da América do Sul.

Data da última modificação: 15/07/2024, 11:15