Unidade de Simulação Clínica do HC retoma suas atividades

O espaço tem moderna infraestrutura empregada em treinamentos e pesquisas na área de saúde

A Unidade de Simulação Clínica do Hospital das Clínicas da UFPE, que faz parte da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), voltou às suas atividades utilizando o Centro Satélite Johnson & Johnson Institute, como parte da evolução do Plano de Retomada do HC. O espaço está disponível para uso do método de treinamento com simulação integrado aos serviços do hospital-escola para promover a melhoria da assistência à saúde da população, a segurança do paciente e a melhor formação dos estudantes. A comunicação pode ser realizada por e-mail e WhatsApp.

Centro Satélite tem moderna infraestrutura para pesquisas

Integrado ao HC e à UFPE desde 2014, por meio de acordo de cooperação técnica, o Centro Satélite conta com moderna infraestrutura empregada em treinamentos e pesquisas na área de saúde, inclusive em técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Oferece amplo e confortável espaço para aulas e conferências, sala de treinamento com quatro estações cirúrgicas experimentais completas, com equipamentos para realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em animais de laboratório de médio porte. “A Unidade de Simulação está alinhada com a missão do HC, no sentido de prestar um serviço de excelência à sociedade nos âmbitos da pesquisa, extensão, ensino, assistência e inovação”, explica a chefe da Unidade de Simulação Clínica do HC, Giselle Paiva.

Também está sendo realizado um levantamento de necessidades junto aos profissionais do HC para receber sugestões de treinamentos que utilizem a técnica da Simulação Clínica em seu setor de trabalho. “Estamos na fase de análise de formulários, e alguns projetos já começaram”, informa Giselle Paiva.

A simulação realística consiste em um aprendizado inovador, apoiado por tecnologias de baixa, média e alta complexidade que, por meio de casos clínicos, permite a experiência prática, em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada, gerando um impacto tanto acadêmico como em habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional, com qualidade e segurança.

“Além de habilidades técnicas, específicas de cada especialidade, podem ser simuladas habilidades não técnicas, como consciência situacional, tomada de decisão, comunicação, trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de conflitos, entre outros”, completa Giselle Paiva.

Contatos da Unidade de Simulação
E-mail: simulacaoclinica.hc@gmail.com
WhatsApp: (81) 99728.9453
Equipe da Unidade de Simulação Clínica:
Fisioterapeuta – Giselle Souza de Paiva
Enfermeira – Sheila Coelho