UFPE regulamenta oportunidade para estudantes da graduação cursarem disciplinas na pós-graduação

Regras sobre o Grupo de Disciplinas de Formação Avançada na UFPE podem ser consultadas no Boletim Oficial 106

Estudantes das graduações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) poderão cursar algumas disciplinas da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), integralizando Carga Horária Eletiva Livre (fora da grade do curso), Eletiva (dentro da grade do curso) ou Atividade Complementar nos currículos do seu curso de graduação. A Resolução 18/2021, que regulamenta o Grupo de Disciplinas de Formação Avançada na UFPE, pode ser consultada no Boletim Oficial nº 106.

“A partir do momento em que tem a oportunidade de cursar uma disciplina no nível da pós-graduação, o estudante amplia seu universo de conhecimento para a pesquisa”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), professora Carol Leandro. “Ele começa a lidar com outros métodos de ensino e aprendizagem que envolvem análise de artigos científicos. É bem importante esse contato com a pós-graduação, inclusive abrindo possibilidades para que ele continue seus estudos em um mestrado ou doutorado”, destaca.

A resolução leva em conta três propósitos: estabelecer maior integração entre os níveis de ensino de graduação e de pós-graduação stricto sensu; permitir aos estudantes a opção por receberem formação em maior grau de aprofundamento durante a graduação; e incentivar os estudantes egressos dos cursos de graduação a prosseguirem sua formação em nível de pós-graduação stricto sensu.

O conjunto de disciplinas de pós-graduação que constituirão um Grupo de Disciplinas de Formação Avançada será definido periodicamente por acordo entre o colegiado do programa de pós-graduação responsável pela oferta das disciplinas e o colegiado do curso de graduação no qual o Grupo de Disciplinas de Formação Avançada se insere. Um mesmo curso de graduação poderá estabelecer acordos com vários programas de pós-graduação.

“A UFPE promove uma integração qualitativa entre a graduação e a pós-graduação com esta resolução. Os estudantes poderão vivenciar discussões e construir conhecimentos de forma ampla com esta experiência, além de participar de um ambiente profícuo à elaboração de novos temas para pesquisas e atividades extensionistas. É uma política de ampliação e integração do conhecimento científico produzido, tanto na graduação como na pós-graduação “, afirma a pró-reitora de Graduação (Prograd), professora Magna Silva.

Caso um estudante que tenha cursado na graduação disciplinas integrantes de um ou mais Grupos de Disciplinas de Formação Avançada venha a ingressar em curso de pós-graduação da UFPE, tais disciplinas poderão ser aproveitadas, a critério do colegiado do PPG, para integralizar créditos na pós-graduação stricto sensu.

De acordo com Carol Leandro, tanto a Propg quanto a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vão, em um movimento integrado, realizar uma série de visitas nos centros para divulgar essa resolução e para que a Universidade usufrua dela, sensibilizando os cursos sobre sua relevância. “É um momento muito importante para a UFPE institucionalizar essa interação entre a graduação e a pós-graduação”, ressalta.

Data da última modificação: 22/07/2021, 17:00