UFPE receberá documentos de candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu 2024 de 1º a 5 de fevereiro

Envio será feito por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIGPS/UFPE)

A UFPE publicou o Edital nº 02/2024, sobre o Cadastramento e Pré-Matrícula do Processo Seletivo UFPE – Sisu 2024, com o cronograma para os candidatos que concorrem às 7.012 vagas dos 105 cursos de graduação, na modalidade presencial, oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu - do Ministério da Educação/MEC, com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício 2023. O edital está disponível no site Sisu UFPE 2024.

Pelo cronograma, os candidatos listados como aprovados na Chamada Regular (cuja divulgação será feita pelo MEC no dia 30 de janeiro) deverão realizar o envio eletrônico da documentação (conforme descrita no edital), por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIGPS/UFPE) das 8h do dia 1º de fevereiro até as 23h59 do dia 5 de fevereiro.

A UFPE adotará a política de ações afirmativas, para fim de ingresso nos 105 cursos, destinando 50% das vagas para candidatos de ampla concorrência e os outros 50% para candidatos que atendem ao contido na Lei n° 12.711, de 29 de agosto de 2012, alterada pela Lei nº 14.723/2023. Não poderão concorrer às vagas das ações afirmativas os candidatos que tenham, em algum momento, cursado o Ensino Médio ou parte do mesmo, ainda que na condição de bolsistas, em escolas particulares (compreende-se também por escolas particulares as escolas cenecistas, comunitárias, confessionais e filantrópicas do sistema Sesi e Bradesco).

No edital, constam todas as informações relativas aos documentos comprobatórios que os candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar para serem analisados pelas Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos com deficiência). Em consonância com a Portaria MEC nº 360, de 18 de maio de 2022, este procedimento será feito remotamente.

A UFPE também adotará o Argumento de Inclusão Regional, aprovado pela Resolução nº 22/2023 (Cepe/UFPE), garantindo acréscimo na nota obtida pelos candidatos no Enem 2023 que cursaram todo o Ensino Médio ou 2/3 (dois dos três anos exigidos) em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste para os candidatos aos cursos ofertados pelos campi de Caruaru e de Vitória de Santo Antão. Para o curso de Medicina do Campus Recife, a exigência é de que todos os candidatos tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio ou 2/3 (dois dos três anos exigidos) em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco. O estudante precisará ter cursado todo o Ensino Médio ou 2/3 (dois dos três anos exigidos) e sido aprovado no Ensino Médio em escolas regulares e presenciais.

ENVIO DE DOCUMENTOS - Todo candidato listado como aprovado na Chamada Regular deverá realizar o envio eletrônico da documentação, por meio do site do SIGPS das 8h do dia 1° de fevereiro até as 23h59 do dia 5 de fevereiro. Ao acessar o endereço eletrônico, o candidato será redirecionado à página de login da plataforma gov.br e inserir seu número de Cadastro de Pessoa Física - CPF e senha. Após realizar o procedimento informado, o candidato será redirecionado para o site do SIGPS, onde vai selecionar o processo seletivo nos cursos presenciais de graduação para ingresso no ano letivo de 2024, clicar em cadastrar documentos, ler e assinalar a declaração de ciência e veracidade, e anexar documentação em pdf, atentando para os campos equivalentes.

MATRÍCULA - A matrícula acadêmica será efetuada automaticamente em todos os componentes obrigatórios do 1° período de cada curso de graduação. No período de rematrícula, o aluno poderá, por meio do sistema acadêmico vigente e com auxílio da Coordenação do Curso, solicitar a inclusão de novos componentes curriculares. O acesso só será disponibilizado no início das aulas de cada entrada (1ª ou 2ª). Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo. Estão obrigados a permanecer matriculados em, pelo menos, um componente curricular durante todo o primeiro ano de vínculo. O início das aulas do primeiro semestre está previsto para o dia 15 de abril de 2024. O início das aulas do segundo semestre está previsto para o dia 26 de agosto de 2024.

LISTA DE ESPERA - As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da Chamada Regular serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo Sisu MEC 2024. Para constar da lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar no Sisu MEC o interesse pela vaga, no período de 28 de fevereiro até às 23h59 do dia 8 de março (horário de Brasília), especificado no cronograma de inscrição, e disponibilizado na página eletrônica www.mec.gov.br. O candidato selecionado na Chamada Regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. Será convocado um número superior às vagas remanescentes a fim de gerar o Cadastro de Reserva da UFPE. Excepcionalmente, poderá haver mais de uma convocação, caso ainda tenham vagas disponíveis.

VESTIBULAR ESPECÍFICO - Os cursos presenciais de Dança – Licenciatura, Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música–Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras – Licenciatura e Intercultural Indígena terão processo seletivo próprio, em consonância ao parágrafo único, art. 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

sisu@ufpe.br

Data da última modificação: 23/01/2024, 16:39