UFPE realiza hoje (12) consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor

Apenas uma chapa se apresentou para a disputa, formada pelos atuais reitor e vice-reitor, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza hoje (12) a consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2023-2027. A votação segue até as 21h, em urnas eletrônicas instaladas nos centros e demais unidades dos três campi da UFPE. Apenas uma chapa se apresentou para a disputa. Ela é formada pelos atuais reitor e vice-reitor, respectivamente, Alfredo Gomes e Moacyr Araújo.

Fotos: Raul Holanda

Reitor e vice-reitor votaram no início da manhã em seus centros

“Este é um momento muito especial para a Universidade, de repactuação de projetos e reencontro com toda a comunidade para reafirmar o processo de nossa democracia, que é uma luta histórica”, disse o reitor Alfredo Gomes, que votou no início da manhã, no Centro de Educação (CE). “É fundamental poder contar com a participação de toda a comunidade. Especialmente neste pleito, pois o fato de ser candidatura única não deve inibir a participação da comunidade. Pelo contrário, vamos reafirmar isso como um projeto de universidade que queremos”, completou ele.

Candidatos em chapa única, Alfredo e Moacyr visitaram os centros no Campus Recife

“Eu fico muito contente de ver a Universidade toda colorida e participando dessa grande festa da democracia. Isso é fundamental”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, que votou no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). “Nossa expectativa é ótima, porque os últimos anos foram complicados. Tivemos a pandemia, e agora estamos animados e muito ligados a todo esse processo de reconstrução do País. E você não consegue reconstruir um país sem ter a participação das universidades públicas federais”, destacou.

Presidente da Comissão Eleitoral, Elizabeth Varjal, destacou importância da participação dos eleitores

Presidente da comissão organizadora da consulta à comunidade acadêmica, a professora Maria Elizabeth Varjal ressalta a importância da participação de todos no processo eleitoral. “É um momento de legitimação, mas é sobretudo um momento histórico para a UFPE. É a primeira vez que a Universidade, em um cenário democrático, tem uma votação com chapa única. Esse fato representa um voto de confiança da comunidade acadêmica, para que essa gestão possa gerir a Universidade em um período de normalidade, e não mais de turbulência”, afirmou.

Estão aptos a participar da consulta docentes e técnicos administrativos em pleno exercício admitidos até o dia 13 de março deste ano; bem como estudantes de graduação presencial e a distância, de pós-graduação stricto sensu e dos programas de residência com matrícula em disciplina ou matrícula vínculo até o dia 13 de março deste ano.

São ao todo 45.861 eleitores nos três campi da UFPE. Entre eles, a técnica administrativa Camila Claudino, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), para quem a Universidade é um lugar para a discussão de ideias. “É sempre importante a gente manifestar nossa opinião comparecendo às urnas para não ficar um espaço vazio de debate”, avaliou Camila. Ela votou no CTG.

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Votação ocorreu nas seções eleitorais instaladas na Reitoria, no HC (foto) e nos centros

A consulta à comunidade acadêmica tem como objetivo elaborar a lista tríplice de nomes para reitor e vice-reitor a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Para votar, é preciso levar um documento oficial com foto e o número do CPF, a senha previamente enviada para o e-mail institucional (ufpe.br) e fones de ouvido, para os eleitores com cegueira ou baixa visão. Consulte aqui o guia de votação.

A apuração terá início imediatamente após o encerramento da votação, às 21h de hoje (12). O resultado final será divulgado oficialmente às 11h30 desta quinta-feira (13), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria.

Data da última modificação: 13/04/2023, 15:08