UFPE outorga título de Doutor Honoris Causa ao médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Jr. no próximo dia 12

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, no próximo dia 12, sessão solene de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa da Silva Júnior. O evento tem início às 9h30 e ocorre no auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria. A cerimônia atenderá às diretrizes institucionais, com uso obrigatório de máscara de proteção respiratória. Interessados em acompanhar a sessão devem confirmar presença pelo e-mail cerimonial@ufpe.br.

O médico obteve o curso de graduação em 1981, na Universidade Federal de Pernambuco. Possui especialização em Saúde Pública (1983) e em Epidemiologia (1988) pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz; e realizou os cursos de mestrado em Ciências Médicas (1995) e doutorado em Saúde Coletiva (2004) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência nacional e internacional em temas referentes à saúde pública, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos e gestão de sistemas de saúde. Desde o início da pandemia de covid-19, o médico vem sendo procurado por diferentes instituições e imprensa nacional para debater e prestar esclarecimentos à população sobre os cuidados com a doença, vacinas e medidas sanitárias adotadas pelos agentes públicos do país.

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria destinada a pessoas que tenham contribuído para o progresso da Universidade, região ou País; ou pela atuação delas em favor das ciências, letras, artes ou cultura. A proposta foi apresentada pela Área Acadêmica de Medicina Clínica do Centro de Ciências Médicas (CCM), sendo aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE.

Data da última modificação: 01/12/2022, 15:27