UFPE oferece testagem para servidores e estudantes com sintomas de covid-19 que estejam em atividade presencial

Nupit-SG já realizou mais de 100 mil testes em todo o Estado

O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Suely Galdino (Nupit-SG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece testagem para a comunidade interna, voltada para servidores e estudantes em atividade institucional ou serviço essencial institucional com presencialidade e com sintomas da covid-19. É o caso dos estudantes que estão realizando prática profissional presencial em laboratórios, atividades em clínicas e/ou similares e estágios obrigatórios que mantém a presencialidade. Devido ao aumento da demanda, apenas esses grupos serão atendidos no momento.

Para fazer o agendamento, é necessário preencher o formulário eletrônico para triagem e aguardar resposta via e-mail até o dia seguinte. A coleta de material será realizada através de swab nasal ou nasofaríngeo para testagem molecular com a técnica de RT-PCR, através de agendamento, quando recomendado pelo setor de triagem. Em caso de realização da coleta de material, o resultado será fornecido em conformidade com a disponibilidade do serviço. De maneira geral, os resultados são gerados em até 72 horas. Não há serviço de triagem e agendamento nos finais de semana.

“Com apoio da gestão central, o Nupit-SG tem atuado como laboratório de campanha na testagem para a detecção da covid-19 desde o dia 26 de maio de 2020, realizando até o momento mais de 100 mil testes do tipo RT-qPCR para os municípios da Região Metropolitana do Recife e para 128 municípios do interior do estado de Pernambuco”, afirma a professora Maira Pitta, pesquisadora do núcleo. Em julho de 2020, o Nupit-SG iniciou a testagem da sua comunidade interna, com destaque para o suporte às Casas dos Estudantes Universitárias e aos pacientes pré-cirúrgicos do Hospital das Clínicas (HC).

CASOS COM SINAIS DE GRAVIDADE – É importante destacar que o serviço não abrange agendamento para casos suspeitos com sinais de gravidade para a covid-19, devendo proceder à imediata procura de serviços de emergência/urgência da rede de saúde. Consideram-se sinais e sintomas graves: pressão persistente no tórax; coloração azulada de lábios ou rosto; desconforto respiratório; alteração da consciência; dificuldade para se alimentar; entre outros.

RESULTADO – Em caso de resultado positivo, os servidores devem atentar para as recomendações do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass). Quanto aos estudantes, podem solicitar acompanhamento especial aqueles que, durante o período acadêmico, desenvolvam sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa; ou cujo membro da família resida no mesmo espaço físico e desenvolva sintomas do Covid-19. Confira mais detalhes.

ATENDIMENTO REMOTO – A Central de Telemonitoramento Clínico do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE realiza teleconsultas de covid-19 e síndromes gripais para profissionais do HC, estudantes e colaboradores da UFPE. O serviço deve ser acessado por celular, tablet ou computador de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30, exceto feriados. O serviço Atende em Casa, oferecido pelo Governo do Estado, também oferece orientações para sintomas leves remotamente, sem a necessidade de ir a um hospital.

OUTROS LOCAIS - O Governo do Estado disponibiliza, desde segunda-feira (31), um novo local para testagem no Centro de Convenções, com capacidade de atender 600 pessoas diariamente. Confira a lista completa dos oito locais disponíveis em Recife e Olinda. As prefeituras do Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão também oferecem serviços de testagem mediante agendamento. É necessária a comprovação de residência no momento do atendimento.

Data da última modificação: 07/02/2022, 17:20