Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE lidera Programa Nacional de Melhoria de Avaliação de Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas

Segundo ciclo de avaliação será lançado amanhã, na UFPE

O lançamento do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria de Avaliação de Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ/CEO) será às 9h de amanhã (29), no auditório da Editora Universitária, no Campus Recife da UFPE. O evento contará com a presença dos diretores de atenção básica e de saúde bucal do Ministério da Saúde. É a segunda vez que a UFPE é escolhida para liderar o programa, que é coordenado pelo pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Paulo Goes.

A ideia do Programa Nacional de Melhoria de Avaliação de Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas é contribuir com a melhoria do processo de trabalho dos CEOs e com a ampliação do acesso e da qualidade dos serviços de saúde bucal ofertados para a população brasileira. A avaliação é cíclica, feita a cada dois anos. A coleta de dados do primeiro ciclo do programa, que também foi coordenado pela UFPE, foi realizada nos anos de 2013 e 2014.

“No primeiro ciclo, foram avaliados 930 centros, no Brasil inteiro, em todas as regiões, a partir de um consórcio entre as universidades federais do Maranhão, da Paraíba, do Rio Grande do Sul e da Universidade de São Paulo. Nós recrutamos e visitamos todos esses serviços, fazendo a avaliação tanto da estrutura quanto do processo de trabalho. Esses dados são enviados para o Ministério da Saúde e, dessa forma, os serviços são classificados”, explicou o pró-reitor Paulo Goes.

Sobre o 2º ciclo, o professor Paulo Goes explica que já foram selecionados cerca de 90 avaliadores, em todo o país, para a realização da coleta de dados do segundo ciclo. “O resultado desse trabalho altera, ainda, a matriz de financiamento dos serviços”, finalizou o docente.

Fecha de la última modificación: 28/09/2017, 15:16