UFPE lamenta falecimento do professor François Auzel, doutor Honoris Causa da Universidade

Em 2008, ele recebeu o título em reconhecimento às colaborações científicas feitas por ele em parceria com pesquisadores da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em especial, o Departamento de Química Fundamental (DQF) lamentam com pesar o falecimento do professor François Auzel. Auzel foi pesquisador chefe do Centro Nacional de Estudos de Telecomunicações (CNET) da France Télécom e docente da Universidade Paris-Sul, ambos na França, tendo sido agraciado em 2008 com o título de Doutor Honoris Causa da UFPE em reconhecimento às colaborações científicas feitas por ele em parceria com pesquisadores da Universidade.

As visitas de Auzel à UFPE tiveram início nos anos 1980 e se repetiram ao longo de quatro décadas, tendo contribuído para a estruturação do DQF, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Em uma de suas vindas, foi realizada a primeira aplicação prática do processo de conversão ascendente de energia por adição de fótons, também conhecido por Efeito Auzel, graças ao pioneirismo do pesquisador. A experiência pioneira foi descrita em artigo publicado em 1985. Já a história da descoberta do efeito está descrita no último artigo científico escrito por Auzel, publicado em 2020.

Auzel foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) há cerca de 20 anos, vindo a falecer no último dia 3. O sepultamento ocorre nesta sexta-feira (10), em Le Mesnil-Saint-Denis, na França. Auzel tinha 84 anos e deixou quatro filhos. Como homenagem a seu legado, o Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE irá renomear o Laboratório de Nanodispositivos Fotônicos e Bioinspirados como Laboratório LandFoton François Auzel.

Data da última modificação: 10/03/2023, 09:17