UFPE lamenta falecimento do professor aposentado Ricardo Bigi de Aquino

Ricardo foi vinculado ao Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento do professor aposentado Ricardo Bigi de Aquino, aos 74 anos. Ele morreu, no último domingo (20), em Niterói (RJ), onde ele morava. A cerimônia de cremação aconteceu ontem (21), na mesma cidade. Doutor em Arte Dramática pela University of California, nos Estados Unidos (1986), ele foi vinculado ao Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, Campus Recife.

Ricardo Bigi de Aquino ingressou na UFPE em 1989 e atuou como professor do curso de Teatro/Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras, especializando-se na área de Dramaturgia. Aposentou-se no ano de 2011.

Além das atividades em sala de aula, o docente atuou na gestão universitária, tendo ocupado os cargos de chefe do Departamento de Artes (2008-2010), vice-diretor do CAC (2000-2003) e diretor de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida – Progepe (2003-2007).

No ramo artístico, ele dirigiu os espetáculos As Preciosas Ridículas, de Molière (1987), e Salomé, de Oscar Wilde (2001), com alunos da Licenciatura em Artes Cênicas. Dirigiu ainda Lorenzaccio, de Alfred de Musset (1987), e Veredas da Salvação, de Jorge Andrade (1990), com alunos do Curso de Formação de Atores (CFA), curso de extensão oferecido pela UFPE no período de 1979 a 1992.

Por meio de nota, o Departamento de Artes externou “profunda tristeza e pesar” pela morte do docente. A UFPE se solidariza com familiares, amigos e colegas de Ricardo Bigi de Aquino neste momento de dor.

Data da última modificação: 22/08/2023, 12:58