Notícias Notícias

Voltar

UFPE lamenta falecimento do ex-professor e cirurgião vascular Márcio Severo de Barros Marques

A missa de sétimo dia ocorrerá nesta quarta-feira (24), às 17h, na Capela do Real Hospital Português, no Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta o falecimento, aos 89 anos de idade, em São Paulo, do cirurgião vascular e ex-professor da Universidade Márcio Severo de Barros Marques, ocorrido na última quinta-feira (18). A missa de sétimo dia ocorrerá nesta quarta-feira (24), às 17h, na Capela do Real Hospital Português, no Recife.

Natural da capital pernambucana, Márcio Severo de Barros Marques era neto do professor Arnóbio Marques, fundador da Faculdade de Medicina do Recife; foi o filho mais velho do professor Romero Marques, fundador da Academia Pernambucana de Medicina; e irmão do professor e ex-vice-reitor da UFPE Silvio Romero Marques.

Docente de Cirurgia Vascular da UFPE de 1959 a 1971, o professor Márcio Severo representou e encampou todo o legado cultural e científico que a família Marques trouxe para o desenvolvimento da Medicina pernambucana e da cirurgia geral e vascular brasileira. Trabalhou no Hospital Pedro II, ligado à UFPE, e na Escola Paulista, cedido pela UFPE. Era membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atuou nas regionais do Recife e de São Paulo. 

Data da última modificação: 23/01/2024, 14:18