UFPE lamenta falecimento do Doutor Honoris Causa Mestre Pirajá

Mestre Pirajá foi agraciado com o título honorífico pela UFPE em 2022

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamenta com pesar o falecimento, ocorrido no último domingo (18), do mestre de capoeira Marcondes Luiz Ferreira da Silva, conhecido como Mestre Pirajá. Considerado o mestre de capoeira mais velho de Pernambuco, Mestre Pirajá foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFPE em 2022. Ele tinha 74 anos e deixa quatro filhos, netos e bisnetos.

A cerimônia de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Mestre Pirajá contou com a presença de autoridades acadêmicas e representantes da comunidade capoeirística. A indicação ao título honorífico partiu do professor Henrique Gerson Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física (DEF), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFPE. A honraria é concedida a personalidades de destaque, cujas contribuições para o progresso da Universidade, da região ou do país são reconhecidas como excepcionais em ciências, letras, artes ou cultura em geral.

Mestre Pirajá deixou um legado inestimável para a capoeira em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Sua influência transcendeu fronteiras, difundindo a capoeira em 35 países ao redor das Américas, Europa e até mesmo no principado de Mônaco. Além de sua notável atuação como mestre de capoeira, Mestre Pirajá contribuiu para o desenvolvimento de um método específico de ensino da capoeira, denominado Capoeira Pernambuco. Sua dedicação ao ensino e à divulgação dessa arte marcial, especialmente entre crianças e jovens da periferia, foi reconhecida e celebrada pela comunidade acadêmica da UFPE.

Data da última modificação: 20/02/2024, 12:21