UFPE implanta diploma digital para cursos de graduação

Documento tem a mesma validade jurídica do anterior, conferida a partir de assinaturas com certificação digital

Os diplomas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passam a ser emitidos no formato digital, a partir deste mês, em substituição ao documento físico, em papel. O novo padrão segue as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), atendendo à determinação prevista na portaria n° 1.001, de 8 de dezembro de 2021, garante mais agilidade na emissão e maior segurança ao diploma e está em sintonia com o processo de digitalização de procedimentos na UFPE.

Com uma gama de dados mais completa, o diploma digital traz não apenas as informações já existentes no suporte físico, como os nomes da instituição, do graduado e do curso, o tipo de graduação (licenciatura ou bacharelado) e a data de emissão, mas também agrega outras informações digitais associadas, a exemplo do histórico escolar, visíveis para sistemas com capacidade de extraí-las. O documento tem a mesma validade jurídica do anterior, conferida a partir de assinaturas com certificação digital.

Caso o graduado queira, ele mesmo pode imprimir o PDF do diploma, que conta com QR Code e código de verificação para conferência on-line da autenticidade. “O diploma digital possui uma representação gráfica que lembra o formato anterior em papel. Nesta representação gráfica, existem alguns mecanismos que apontam para a validação do documento digital”, explica Marlos Ribeiro, que é coordenador do STILabs da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e coordenador técnico do processo de implantação do diploma digital na UFPE, que conta com uma equipe multidisciplinar envolvendo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a STI e o Gabinete do Reitor.

A implantação do diploma digital promove a redução de custos de impressão; traz maior segurança, pois utiliza parâmetros de segurança autenticados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), reduzindo significativamente as possibilidades de fraudes e falsificação; otimiza o tempo, graças à rapidez na tramitação e elaboração do documento; e desburocratiza o processo de emissão, da solicitação à entrega do diploma.

“É muito importante, do ponto de vista de ganhar em termos de eficiência, de precisão e de agilidade administrativa e acadêmica. Também tem um impacto do ponto de vista ambiental”, afirma o reitor Alfredo Gomes. Ele também destaca os avanços da digitalização na UFPE. “Nós estamos hoje com alguns sistemas de gestão da Universidade já em vigor [a exemplo do sistema SIG, com o Sipac, o SigRH e o Siga Acadêmico]”, completa.

Segundo a pró-reitora de Graduação Magna do Carmo Silva, “o diploma representa esforço do estudante e de sua rede de apoio, de todos que fazem o curso e, de maneira geral, representa a atuação da universidade pública. Cada diploma tem uma história e sempre de dedicação de muitas pessoas envolvidas no processo de formação do estudante’’. A pró-reitora também reitera que, por meio de uma ação entre a Prograd, a STI e o Núcleo LGBT, a representação gráfica do diploma digital passará a incluir o nome social dos/as estudantes. “A inclusão do nome social no diploma digital representa um avanço e fortalecimento das Políticas Afirmativas no âmbito da UFPE. Para isso, os estudantes precisam requerer atualização dos dados pessoais no Sistema Acadêmico Eletrônico vigente, no momento da solicitação do diploma”, diz.

A solicitação do diploma digital deve ser feita pelo estudante, seguindo as indicações da Prograd. Todo o processo de elaboração, emissão e registro poderá ser acompanhado pelo formando em seu perfil no Siga.

PÓS-GRADUAÇÃO – Os diplomas de mestrado e doutorado e os certificados de especialização continuarão a ser emitidos em formato físico pela UFPE. Segundo Marlos Ribeiro, o MEC ainda não definiu o formato digital para níveis diferentes da graduação.

Data da última modificação: 15/02/2022, 18:42