Notícias Notícias

Voltar

UFPE entrega premiação aos estudantes destacados no 30º Conic, no 14º Coniti e no 11º Enic

Evento foi realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria

Trinta e sete estudantes que foram destaque no 30º Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), no 14º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e no 11º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic), que ocorreram de 22 a 24 de março, receberam ontem (27), à tarde, no Auditório João Alfredo, na Reitoria, certificados das premiações e menções honrosas. Na ocasião, foram entregues dois livros a cada estudante premiado, cedidos pela Editora UFPE. Eles puderam escolher títulos que fossem de assuntos correlatos às suas áreas de estudo e de interesse.

Fotos: Danilo Souza 

Professores e estudantes comemoram os resultados alcançados

Durante a abertura, foram projetados dois vídeos do reitor Alfredo Gomes e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que não puderam comparecer à cerimônia. A ministra destacou a importância da iniciação científica no Brasil: “Gostaria de destacar a importância dos programas de iniciação científica, são eles que são os responsáveis por atrair os nossos jovens para as carreiras científicas e tecnológicas. Sabemos que os bolsistas da Iniciação Científica (IC) têm mais chances de concluir a pós-graduação. Além disso, o pensamento científico construído dentro das universidades é decisivo para o sucesso profissional dos jovens fora da carreira acadêmica. Cientes disso, definimos o reajuste de 200% no valor das bolsas de IC júnior, para estudantes do Ensino Médio, e de 75% para os da graduação”, afirmou ela, que lembrou o reajuste dado às bolsas da pós-graduação em março.

O reitor Alfredo Gomes disse, no vídeo, que espera que os estudantes continuem firmes na carreira acadêmica dentro da Universidade. “É uma grande alegria, esse é um momento muito importante do processo formativo, esperamos obviamente continuar com vocês em outras etapas da nossa formação, além da graduação, posteriormente com o mestrado e o doutorado, para que possam se juntar a nós na Universidade nessa tarefa belíssima de fazer a formação, a pesquisa e a inovação”, destacou.

Auditório ficou lotado com a presença dos docentes, premiados e familiares

A coordenadora-geral do Programa de Iniciação Científica da UFPE, professora Beate Saegesser, homenageou os estudantes presentes, dizendo que eles, o esforço e a motivação que trazem todos os dias são importantes para a ciência do país e para a Universidade. “Tivemos belíssimos trabalhos sendo apresentados, belíssimas discussões surgiram no local, e vocês tiveram as indicações de serem premiados. Por isso, estamos aqui para que vocês sejam homenageados. É o primeiro evento presencial que a gente fez depois da pandemia, após fazermos três virtuais desde que assumimos a coordenação. Queríamos muito ver esse brilho e entusiasmo nato de vocês, pois se não fossem vocês não teríamos estímulo para fazer ciência aqui e no Brasil. Estamos aqui como ‘sementinhas do amanhã’”, falou. Ela destacou ainda que o programa completou 30 anos na UFPE. 

Os estudantes receberam, em seguida, individualmente, os certificados das premiações das mãos da professora Beate e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Pedro Carelli. Os livros da Editora UFPE foram distribuídos no final da cerimônia.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPE, professora Conceição Reis, também parabenizou a todos estudantes premiados e lembrou da importância do currículo Lattes para os pesquisadores. “Gostaria de dizer para que já atualizem os seus Lattes, pois tudo isso vai gerar uns pontinhos pra vocês quando estiverem nas seleções de mestrado, por exemplo, porque esses professores que orientaram vocês não vão querer largar mais nunca. E pra quem está no Ensino Médio, daqui a uns dias, vocês estarão aqui, então já tem professor de olho. Então, parabéns pra vocês todos, que já iniciam a carreira acadêmica sendo premiados. A Universidade é um mundo de grandes possibilidades para vocês”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, professor Pedro Carelli, lembrou do quanto o Programa de Iniciação Científica é bem estruturado nacionalmente. “A Iniciação Científica é um daqueles projetos que o Brasil tem mais destacado, você não vai encontrar um programa em nível nacional tão estruturado como esse no resto do mundo. Aqui essa ideia de envolver os estudantes já no nível da graduação e no Ensino Médio na pesquisa é uma conquista histórica que o CNPq implantou, um projeto muito bem-sucedido e de orgulho nacional”, afirmou. E completou: “O Brasil está retomando os rumos de antes, então espero um caminho mais estável para a ciência brasileira, mais próspero. Pois a ciência é o motor de desenvolvimento do país, nós que somos pesquisadores e professores da Universidade acreditamos nisso, e espero que vocês acreditem também”.

Jailson Lacerda, ex-bolsista e ex-aluno da UFPE, recebeu homenagem

HOMENAGEM - No final do evento, houve uma homenagem da Coordenação-Geral do Programa de Iniciação Científica, para marcar os 30 anos desta edição, a Jailson Lacerda, ex-bolsista do setor administrativo do programa de IC e ex-aluno da UFPE, do curso de licenciatura e do bacharelado de História, que recebeu das mãos da professora Beate uma lembrança cunhada com as impressoras 3D do campus, realizada com a ajuda do professor Walter Franklin, do Departamento de Design da UFPE.

Compuseram a mesa da cerimônia do evento o pró-reitor Pedro Carelli; a pró-reitora Conceição Reis; o diretor de Inovação e Pesquisa da UFPE, professor Joaquim Martins Filho; a coordenadora-geral do Programa de Iniciação Científica da UFPE, Beate Saegesser; o vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Ricardo Medeiros; e o diretor da Editora UFPE, professor Junot Matos. Estiveram presentes também a vice-diretora do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), professora Sávia Gavazza; o diretor do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) da UFPE, professor Severino Urtiga, e o tenente-coronel Ronaldo Pereira de Melo Júnior, representante do Colégio Militar do Recife.

Data da última modificação: 28/04/2023, 18:06