UFPE e TCE assinam acordo para realização de turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Reitor destacou que a função das duas instituições é elevar a qualidade de vida da população como um todo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) assinaram hoje (21) à tarde, em evento realizado por videoconferência, um acordo para a realização da primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas para os servidores do TCE. Celebrado entre o TCE, a UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade UFPE), o convênio nº 24/2021 tem o valor de R$ 605.620,80.

“Desejamos estar cada vez mais próximos de instituições importantes como o TCE, cumprindo essa tarefa de formação”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. Para ele, a Universidade se torna ainda mais relevante com parcerias como essa, em uma afirmação da ciência e do conhecimento. O reitor destacou que a função das duas instituições é elevar a qualidade de vida da população como um todo. “Instituições de controle são imprescindíveis em toda sociedade”, frisou.

Para o presidente do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, a parceria vai resultar na melhoria da prestação de serviços. O presidente afirmou que o curso será essencial para mudar processos e procedimentos e que a gestão de conhecimento terá reflexo na cultura institucional. “O mestrado é pedra fundamental para a gente conseguir quebrar amarras, em um movimento espontâneo”, disse. Ambos assinaram o documento, assim como a secretária executiva da Fade UFPE, Maira Pitta.

O coordenador do curso, Ernani Carvalho, ressaltou que a UFPE se junta a um dos melhores tribunais de contas do país. “Instituições de controle são peça fundamental na execução de políticas públicas”, afirmou. A diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Conceição Lafayette, reafirmou a importância do curso, assim como a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro. “É fundamental para fortalecer o além-muros da universidade”, disse a pró-reitora, destacando a melhoria na vida das pessoas.

O diretor da Escola de Contas Públicas, Valdecir Pascoal, explicou que a escola vai dar concretude ao projeto, trabalhando no aspecto operacional. Ele lembrou que fiscalizar a gestão é o carro-chefe do TCE, mas que o controle da política pública de forma mais ampla é estabelecido desde a Constituição Federal de 1988. “Precisamos saber se a aplicação de recursos atendeu ao objetivo, se teve eficiência e efetividade para o cidadão”, esclareceu, dizendo contar com a ajuda da UFPE para capacitar o servidor também nessa direção.

Data da última modificação: 21/05/2021, 17:23